Ich bin ein Nilpferd


Tendo estado ontem doente com direito a estadia prolongada na cama, hoje está-me a dar para a parvoíce. Por isso, considerem-se avisados que daqui não vai sair nada de bom.
Quem me conhece do Messenger, já conhece a citação e a foto que anexo acima. Como podem ver é um hipopótamo azul. Para quem não sabe a língua, a expressão é “sou um hipopótamo”.
Porquê esta fixação por hipopótamos azuis? Porque me apetece, o que para mim é motivo que chegue (consequentemente para vocês também terá de chegar). E não, não é por achar que estou gorda. De qualquer maneira, não como um hipopótamo.
A verdade é que a fixação advém de uma série de circunstâncias cruzadas. O hipopótamo azul está em exposição num museu em Viena (Kunsthistorisches Museum), é egípcio do Reinado Médio e é muito engraçadinho. Ora cá está mais uma sugestão para quem não souber o que me dar no Natal (não, não quero que vão a Viena roubar o original, contento-me com a réplica que é vendida na loja on-line).
Mas o que acho mais engraçado é o significado da palavra alemã à letra – Nilpferd = Cavalo do Nilo. Está certo que os hipopótamos não são lá muito parecidos com cavalos, ou têm em comum apenas o que une os mamíferos com quatro patas, mas gosto do facto da palavra ter um significado literal ao contrário de tantas palavras em português que nos obrigam a saber latim e/ou grego. Como já devem ter percebido, o pobre hipopótamo azul só serviu de personificação ao fascínio por uma palavra alemã. Suponho que haja coisas piores que obsessões destas. Sim, façam lá um esforço mental, claro que há… Vejam os próximos posts e hão-de descobrir, pelo menos, mais uma meia dúzia delas.
Acabo deixando-vos o site do museu,
http://www.khm.at/ (para aumentar e estimular a vossa “coltura”, mas também para vos dar acesso à loja, caso alguém queira mesmo oferecer o hipo. É carote, mas eu portei-me muito bem este ano, Pai Natal ;)

PS: Habituem-se aos PS porque gosto muito de os utilizar. Venho apenas relembrar os mais distraídos que, no fim de cada post, há um link que vos permite comentar o texto. Usem-no, se faz favor, as escritoras deste blog gostam de saber as vossas reacções aos textos. Cuidado com a linguagem, pá e não digam nada que eu não dissesse…

5 comentários:

  1. não sei se não há de facto identificação entre ti e esse hipopotamo....vejo semelhanças! (será por ser um dos animais mais perigosos do mundo e não o parecer...!!??)brincadeirinha...

    ResponderEliminar
  2. Alô, alô experiência....
    Então é aqui que se comenta.

    ResponderEliminar
  3. Hum...de facto o hipopótamo é mimoco. Mas parece-me muito grande (ou é impressão minha) para o Pai Natal carregar com ele...a não ser que o substitua por uma das suas renas (ou todas...que a força do animal deve ser bruta)...mas depois, uma vez deixado em tua casa...como voltava o Pai Natal?...como é que ele distribuia o resto das prendas?...e a minha prenda?...deveria ele trazer também as Renas atreladas atrás?...são tudo questões que me deixam preocupada no caso de o hipopótamo te ser entregue no Natal...Ai ai. Será que te portaste assim tão bem? Mas tu não keres antes uma vaca (cowparade)?...Ou quem sabe...um dinaussauro?...ai credo tou tão baralhada!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Confesso que quando incentivei o pessoal a comentar não tinha em vista que me chamassem um dos animais mais perigosos do mundo, nem que dissessem que sou uma rapariga indecisa que não sabe o que quer para o Natal. Cada um tem o que merece, suponho...
    Mas em minha defesa digo que não sou parecida com um hipopótamo (a sério) e que nunca pedi um dinossauro de prenda de Natal. Pedi a Vaca Táxi, é certo, mas foi vendida a outra pessoa, logo tive de encontrar outra sugestão, não é?

    ResponderEliminar
  5. O regresso do hipo azul! deve ser da febre!!! bem, se queres o hipo de Viena, eu quero o gato da Cleopatra de Berlim! 'tás feita comigo!!!

    ResponderEliminar