Pobre Salmão...

Bom..todos sabemos que este peixe tem uma particulariedade peculiar...quando "se quer" reproduzir...viaja e sofre uma das transformações mais bruscas de que tenho conhecimento (da vida animal)
"O salmão volta do oceano à água doce para reproduzir, quase sempre ao mesmo rio em que nasceu. À medida que se aproxima a época da procriação, a cabeça do macho muda de forma, alongando e curvando a Mandíbula inferior em forma de gancho. "

E eu sabia desta transformação mas nunca dei o devido valor ao animal (nem sequer no prato). E que quero eu dizer com esta cena do Salmão? Não...não é sobre a queca...que os mata. Embora...tenha sido uma queca que me fez passar por tudo o que o Salmão passa.

Vejamos, tendo sido mãe recentemente, todo o meu corpo passou por uma transformação. Foi o inchaço nos seios, o esticar da pele, o aparecimento de sinais (já não me bastavam os que já tinha) mas foi a parte final que me chocou quando o corpo se prepara para a expulsão e começam as contrações. O corpo começa a "abrir-se" e tudo começa a doer. Não há posição que ajude, não há "drogas" que façam passar as dores desta última transformação. As "drogas" aliviam mas as dores ficam, nem a "mágica" epidural faz grande diferença. Depois de 15 horas em trabalho de parto, os meus gritos, no final pareciam os de um animal gravemente ferido e chego até a pôr a hipótese de que os médicos me enfiaram a máscara de oxigénio só para já não me ouvirem. Dizem as mais experientes que estas dores se esquecem...mas eu duvido que as possa alguma vez esquecer...principalmente...quando vir num menu ou mesmo no prato uma boa posta de Salmão.

2 comentários:

  1. Pois é ... o problema é que as "drogas" só são administradas à mãe, porque o pai tem que passar por tudo "limpo"...bem não tão limpo quanto isso, pois os elevados níveis de cafeína ingeridos ao longo de 15 longas horas, é "obra".
    No fim e depois de estra de pé + ou - 36 horas (sim porque começa-se por acordar numa 3ª de manhã e acaba-se por se deitar a uma quarta às 22 horas)dorme-se oo sono dos justos (um non-stop) por umas boas e reconfortantes 10 horas (sem abrir a pestana).

    Mas valeu a pena.
    repetia tudo de novo, talvez a mamã não pense assim (ou pelo menos se as dores não fossem tantas!)

    ResponderEliminar