Dia do Amigo - dedico este post a...3 pessoas


Sandra - minha confidente, amiga, comadre e colega que está lá pelo amigo que considera irmão!
Paulinho - que conheci por intermédio da Sandra e que apesar de não privar muito com ele, a não ser ocasionalmente, conquistou o meu respeito e admiração!
Artur - que não conheço de todo, nunca o vi mais gordo ou mais magro, mas que ao que parece é manifestamente grande porque ajuda os amigos dos amigos, sem dá cá aquela palha.

Estas três pessoas assim que souberam que o amigo precisava de ajuda...na sua delicada situação...não demoraram qualquer segundo em manifestarem o seu apoio incondicional. Puseram a mão no peito, esticaram o indicador na direção do coração e disseram "este que bate aqui é um bocadinho teu. E esse bocadinho é-te oferecido de boa vontade, sem criticas, sem censura, sem juizos de valor".

Amigo que é amigo é também familia. 
É quem nos dá a confiança para dizermos aquilo que jamais revelamos à familia de sangue. É com quem nos rimos das coisas mais estapafurdias (e que podem não fazer sentido para os outros) só porque estamos em sincronia. É ter código nos gestos, palavras ou expressões só deles porque se entendem. É ser-se irmão. 
É com quem nos juntamos ao final da tarde para beber a cervejola e não precisamos de usar palavras porque a conversa não é obrigatória...por vezes basta a companhia. É ser-se pai. 
É dizer passeias tu o meu que eu noutro dia passeio o teu. É levar canjinha quando o outro está doente. É ralhar e levar ao médico. É ser-se mãe. 
É confiar por vezes desafiar. É dizer "chiba-te" e porem as cusquices todas em dia. É detalhar os bens e os males seus ou alheios. É ser-se psicologo. 
É despedir-se sempre" até amanhã!" sabendo que provavelmente as conversas, os gestos, os sorrisos e até as preocupações serão as mesmas que no dia anterior. É ser consistente. 
É trocar SMS por vezes apenas com a resposta "OK". É ser-se omnipresente.

Amigo é  agarrar o tranco quando o outro o deixa cair e ajudá-lo a carregar. É ser-se Sandra, Paulinho ou Artur.

2 comentários:

  1. LINDO...simplesmente lindo, até veio uma lagrimazita, mas é isso tudo que eu penso e sinto. Pela parte que me toca muito obrigado pelo post, e aos intervenientes muito obrigado por serem quem são e fazerem parte do meu circulo de amigos. Ao meu puto CY ele sabe bem quem sou e espero que o trilho com pedras não exista mais, porque por cima das pedras desenrolámos a passadeira vermelha.
    Obs.para ti Kru que és mto perspicaz, é verdade quando dizes sem perguntas e sem porquês. Gostaria de te dizer uma coisa que o querido pai me disse um dia:
    _ Filho quando tocam á campaínha, nunca se diz quem foi? _diz-se quem é?.

    e este ensinamento vai morrer comigo pra sempre. no fundo o que me importa é o que as pessoas representam para mim e não o passado delas..é isso.

    Bjo :)

    ResponderEliminar
  2. Vocês 3 é que são lindos.

    Beijinho grande

    ResponderEliminar