Um lago artificial

Hoje acordei com a vontade de ter um lago.

Eu que sempre disse que jamais havia de ter um lago porque atrairia mosquitos e afins...

Agora quero um lago porque gostava de ter os tais afins (nada como ser consistente)...que se perderam ao longo do tempo...como o coaxar de rãs...

Não quero uma coisa grande. Quero apenas uma coisinha que dê um ar fresco a este bocado de terreno:



O vizinho tem um paraíso de árvores...e eu tenho esta coisa seca que apenas serve para os cães fazerem buracos e defecarem.

O pior da coisa é que queria ter uma coisa paradisíaca mas sem gastar muito...que as finanças cá em casa estão curtas.

Mas ter ideias nunca fez mal a ninguém, não é?

Por isso teoricamente o que é que é preciso fazer?

- Fazer uma puxada de corrente ali para o cantinho onde supostamente o lago irá assentar base;
- Fazer um buraco no chão em forma de lago;
- proteger com um pano, ou coisa parecida, a terra e pôr uma lona por cima;
- Pôr pedras lá para dentro;
- despejar água, umas plantas aquáticas e um peixinho ou dois;
- e esperar que as rãs se sintam atraídas e apareçam.
 

Se alguém tiver um lago poderá dar-me algumas indicações de como fazer manutenção sem ter muito trabalho? Ou seja, quando o lago ganhar lismos ou sujidade haverá plantas ou peixes que limpem ou comam o verdume?

Claro que falta todo o resto desse pedaço de terreno...mas ta tudo na cabeça. Um pouco de seixos em forma de L, uns bambus, umas plantas em leque, outras redondas, uns tufos e voilá...na minha cabeça ficará magnifico.




2 comentários:

  1. Olá Kruella como tens passado?

    Bom... desculpa desiludir-te quanto à facilidade de construíres um lago. Só colocares um pano não te dá estabilidade no fundo nem resistência pois qualquer pedra ou outro elemento pode furar o teu pano e aí lá se vai a água e os peixinhos.
    É necessário abrires o tal buraco e haver uma compactação da terra desse mesmo buraco. Após essa tarefa é necessário colocares uma camada de enrocamento (camada composta por blocos de rocha compactada), brita, areão, manta geotextil, tela (pvc ou plástico)e só aqui é que podes cobrir com o quiseres (seixo rolado, terra, vegetação, etc.).
    Quanto às plantas, existe sim plantas que podem filtrar a água e ajudar na manutenção do próprio sistema. É com base nesse tipo de soluções que hoje em dia existem as piscinas biológicas. Quanto às plantas exactas de que te deves servir, não te sei responder com certeza, pois isso trata-se de um conhecimento muito específico das características das plantas aquáticas. Mas penso que se consultares um viveiro ou entrares em contacto com os senhores do site www.biopiscinas.pt poderás encontrar alguma resposta.
    Espero que tenha ajudado.
    Bons mergulhos!
    *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá RaquEL, Obrigada pela tua resposta, é que nem a propósito...

      De fato tenho-me vindo a aperceber que isto não é fácil da fazer, pelo menos por pessoas que pouco percebem da coisa...por essa razão acabei de entregar a coisa a profissionais...acaba por sair ao mesmo preço e quem sabe mais barato a longo prazo...porque fica bem feito! Espero!

      Obrigada pela dica do site ;)

      Eliminar