Saramago


O único livro que li do Saramago foi o "ensaio sobre a cegueira"...muito antes de sair o filme...e gostei!

É o género de livro que eu gosto, no entanto já tinha ouvido, acerca do autor, que ele escrevia sem pontuação. Naquele livro tinha pontuação, pelo menos que me lembro, não me recordo era se era toda mas que tinha, tinha.
Agora ando a ler outro dele, a viagem do elefante, não vou meter entre aspas ou fazer itálico no livro, precisamente porque é assim que ele escreve. A pontuação consiste apenas em virgulas e pontos finais. Os diálogos são todos corridos mas lêem-se lindamente e não há cá letras grandes para escrever nomes de pessoas ou países, nada disso.
No entanto, apesar de não ser o meu género de livro até se vai lendo é um pouco sensaborão na medida em que tentar levar-nos ao sorriso e até tem partes que o justifica, deixo-vos aqui um cheirinho.

"Fez plof e sumiu-se. Há onomatopeias providenciais. Imagine-se que tínhamos de descrever o processo de sumição do sujeito com todos os pormenores. Seriam precisas, pelo menos, dez páginas. Plof." in "A viagem do elefante" de Saramago.

Genial não? As minhas onomatopeias são o pppffff e o Bof que dizem tudo o que penso em determinadas situações :P

4 comentários:

  1. Eu gosto muito de Saramago. Já li vários e gostei de todos. Os preferidos até agora são: A Caverna, Memorial do Convento e O Ano da Morte de Ricardo Reis. Gostei muito de Ensaio sobre a Cegueira e também de Todos os Nomes. Pretendo ler em breve esse Memória de Elefante.

    A questão da pontuação é polémica. Eu pessoalmente aprecio esse aspecto. Permite-nos uma maior liberdade na leitura do próprio texto e torna-nos leitores mais atentos também.

    Boa leitura!

    ResponderEliminar
  2. Olá, experimenta o Evangelho segundo Jesus Cristo, foi o único que li até ao fim e quase sem parar!!! Bjkas em especial ao meu afilhadix emprestado!

    ResponderEliminar
  3. Velvetsatine: Eu gosto das coisas no sitio certo mas este está a ser muito fluido.

    Tricana: Tenho que ler mais livros dele sim...é uma falha minha! Obrigadix pelo beijoquix diz o gajix e manda outro na voltix ;)

    ResponderEliminar
  4. Eu não gosto de Saramago e adoro ler.
    Só consegui ler o Evangelho e não consegui terminar o Memorial. E não me estou a ver a ler mais nenhum, há demasiado coisa que gosto que não tenho tempo para ler.

    ResponderEliminar