Os relógios da CP


A CP tem comboios.

Os comboios andam na via férrea. A via férrea está construída de maneira a que os comboios, da CP, andem a horas, que não andam...mas isso é outra história.

Supostamente cada estação têm um ecrã com o aviso do comboio que vai parar...com a hora agendada para isso.

Para as pessoas confirmarem a hora que está agendada, a CP, montou relógios auxiliares nas estações...estes relógios arrancam diferentes tipos de exclamações dos utentes.
(Entre o: "Porra, a porcaria do comboio já tá atrasado!!! Estou irritado porque quero ir apanhar pirilampos" ou "caramba, eu já estou atrasado e vou perder o comboio...e isso deixa-me irritado porque os pirilampos não esperam por mim mais uma hora" ou ainda, " Raios o comboio saiu adiantado (you wish) amanhã dou com um pirilampo nas trombas do maquinista")

No oriente os relógios são redondos com ponteiros. Em Entre-Campos os relógios são digitais.
Portanto, estilos diferentes mas desconfio que o tipo que os acerta é o mesmo.

Em entre Campos o relógio do piso de baixo está uns 2 a 3 minutos adiantado em relação ao de cima. [Portanto a pessoa, cá em baixo, olha para as horas acha que está atrasada e abala numa correria doida escada acima e chegada lá a cima, com os bofes de fora, verifica (pelo relógio de cima) que afinal ou recuperou 2 minutos numa correria de 40 segundos ou que algo bate mal e não é da vista.]

No Oriente o relógio de ponteiros de cima está adiantado uns 2 ou 3 minutos em relação ao de baixo. (Isto quando o relógio tem ponteiros...porque está lá um...que nunca está atrasado nem adiantado...falta-lhe o coiso grande e o pequeno também)

Cheguei então à brilhante conclusão, depois de muito reflectir sobre o assunto, que o homemzinho que acertou os relógio fez o seguinte:

No oriente:
Agarrou no escadote que ainda é pesadote e encostou-o ao pilar para chegar ao relógio. Mexeu nos ponteiros e acertou-os com o relógio do seu colega que em baixo lhe indicava onde devia estar o ponteiro grande. "põe em cima do 4" disse-lhe o outro. Ele pôs e assobiou. "que foi?" perguntou o de baixo. "Vai ali um passarão", respondeu ele atirando o indicador para um moça noutra plataforma. O outro olhou e viu um homem alto e espadaúdo, pensou que o colega devi ser maquinista e respondeu-lhe: "errr...eu vou à casa de banho acerta o outro relógio que eu já venho" O gajo de cima, na buinha, desceu as escadas, encolheu-as, carregou-as até abaixo, desdobrou-as outra vez, subiu e pôs o ponteiro grande em cima do 4.
Et voilá...este está explicado!


Agora perguntam vocês (os que conseguiram chegar até aqui) "então como explicas o delay na estação de entre campos se o relógio é digital?"

Muito simples.. O relógio daquela estação, ao contrário do que eu inicialmente supus não está de maneira nenhuma ligado centralmente. Portanto é mexido pelo homem.
Que neste caso eu tenho impressão que era o mesmo homemzinho ou primo dele. O homem subiu as escadas abriu o relógio e carregou nos botões...para os minutos carregou no 2 e no 0. Depois já sabem o que fez não é? Desceu, encolheu, carregou, subiu escadas, subiu, escadote abriu, e carregou no 2 e no 0.
Et voilá!


Nem o Poirot faria melhor!!!

0 Comentários:

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Enviar um comentário