Resposta ao desafio

Olá *****,

Não tenho uma mente de física nem nada do que se pareça. Não faço parte das altas mentes que andam à volta de formulas e que tentam e conseguem explicar o porquê das coisas. Sou uma pessoa da populaça geral mas posso dar-te uma noção da minha noção das várias etapas da história da energia tentando responder a cada uma das tuas questões.

A questão principal :De onde vem a nossa energia?

É óbvio que a energia vem da EDP. Eles têm o monopólio do negócio!

As questões secundárias:
A -Que etapas consideram significativas na história da física para o entendimento deste conceito (até se chegar à Física de Alta Energia)?

Tudo começou quando o homem se ergueu e deixou-se de macaquices. Descobriu o fogo atirou guinchos e saltos de contente e foi repreendido pela mulher por andar a provocar incêndios. Com o fogo não só se safou aos predadores da noite como ainda os cozinhou. Ao saborear os grelhados encheu tanto a pança que ficava sonolento...inventou a sesta. Para dormir a sesta começou a pensar que o melhor era ter uma casa de madeira e deixar de vez as paredes frias das grutas.

A mulher agradeceu-lhe mas exigiu que para isso tinham que ficar no mesmo lugar porque ela não podia andar com a casa às costas...carregar lenha ainda o fazia...mas a casa era demais para ela.

Embora pensasse que era tudo pieguices da sua matrona, companheira na vida, passou de relampejo pela sua mente que talvez pudesse transportar a casa sobre rodas mas justamente no momento em que ele ia inventar a roda ela insurgiu-se com questões de força maior:
Então? como é? Ficamos com casa? Achas que tens cabaz para andares com o facho numa mão e uma lança na outra para caçares animais? Não é melhor criá-los e come-los? Queres discutir melhor o assunto? Não achas que tenho razão? Se achas que não tenho razão eu posso ficar com a casa e os filhos e tu vais à tua vidinha.
Tenho as unhas estragadas, o cabelo emaranhado e estou naquele dias do mês e tenho os nervos em franja por isso não me contraries. Estás a ouvir-me?

Ele preocupado com a sobrevivência da sua espécie e especialmente com os piolhosos dos filhos disse-lhe que se ela quisesse ficar tinham que cultivar a terra donde ele tinha arrancado as árvores para a cabana. Das ferramentas de pedra e pau começaram a surgir ferramentas de metal e chegaram a inventar a roda (ou vice versa) porque houve um gajo que estava sozinho e que teve o mesmo relampejo que o incendiário.

Com a roda foi tudo muito simplificado. Inventaram-se transportes velozes. No entanto estes transportes não podiam andar de noite porque os fachos apagavam-se com a velocidade. Então houve uma brilhante descoberta (que eu ainda hoje estou para saber como é que alguém consegue prender fogo dentro de um bolbo), outro homem solitário, e deu-se luz.

Uiiiiiiiii se a partir da roda houve progresso imagina rodas e luz...(carros tunnig e tal)

Então lembraram-se que podiam utilizar aquela luz, não só em transportes terrestres mas nos marítimos e aqui sim acho que foi a primeira vez que se falou em altas energias.
Alguém gritou: Energia Alta fisicamente é possível!!!
Toda a gente se calou. Até que alguém, acho que era a mulher do nosso ex-colector, perguntou: Mas como, ó Eduardo Dinis Pedroso (mais conhecido pelo EDP lá do sitio)?

O outro já conhecendo o lado inquiridor da senhora cortou-lhe a palavra e respondeu com a voz mais esganiçada que encontrou: Vamos levar a luz até um farol!


B - A vossa compreensão do conceito: modificou-se ao longo da aprendizagem académica e experimental? Como?

Sim. O meu conceito modificou-se, não ao longo da aprendizagem académica onde apenas sabia que teoricamente a coisa era difícil e teríamos que fazer poupanças mas sim no já no campo experimentação quando finalmente me chega a minha primeiro conta!

C- Uma alta energia é concreta ou abstracta?

É concreta, pois está claro, ou devia ser. Há coisa de um ano mudei o meu contador de uma fase para um trifásico. Só assim pude ter aparelhos que "chupam" mais energia e viver um bocadinho melhor que o ex-colector. No entanto a energia varia...há dias que está mais alta e outros que está mais baixa mas os homens da EDP não fazem nada quando eu reclamo a não ser fazer leitura por isso é capaz de haver uma certa abstracção neste caso


Pronto. Com esta lenga lenga toda espero que tenhas retido que a energia que te ilumina vem da EDP!
Da outra explicar-te-á melhor quem sabe ;)

0 Comentários:

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Enviar um comentário