Sanupa ou "a joia da coroa"


O Sanupa é o cão da casa. Guarda fiel ao seu território não há nada que lhe escape. Bom...Sanupa não é bem o nome dele ...é digamos uma declinação do seu verdadeiro nome. Mas ele está habituado a ter um vasto rol de nomes que lhe são dirigidos e o animal sabe...percebe sempre que estão a falar com ele...
Ele foi mais...uma...das minhas obsessões...se é que lhe podemos chamar assim. Eu andava com desejo de ter um animal...tenho espaço em casa e sentia-me sozinha na altura ( o gajo por motivos profissionais passava a semana fora de casa). E eu...necessitava de falar com alguém que me ouvisse e não me criticasse... e fui ao canil da zona e decidi adoptar um animal. Tinham "disponiveis" seis bolinhas de pêlo, a senhora do canil apanhou um ao calhas e estava a mostrar-mo. Patas grossas, orelhas grandes e tal mas garantiu-me que era de raça pequena...eu não queria nenhum "cavalo"...queria uma coisinha para andar com ela ao colo.
Eu "Maria" indecisa tive que tomar logo duas decisões importantes: 1ª - Qual era o que queria levar? Olhei para meu gajo e ele encolheu os ombros ("sei lá escolhe tu" - é o que significa aquele gesto) e eu meio a titubear disse à senhora: - Pode ser mesmo esse que tem na mão! (Ufa - decisão tomada) e 2ª - Qual o nome que lhe vai dar para ficar nos nossos registos? Olhei para o meu gajo e levantei as sombrancelhas numa interrugação e ele, para variar, encolheu os ombros. - Pode ser...(original) Snoopy! A senhora preencheu o resto dos papeis e eu pensei "pôxa eu sou mesmo boa a tomar decisões sob pressão" e tudo acertado lá vim eu contente com o meu "bolinhas" (outro dos nomes com que ficou conhecido) nas mãos, literalmente. Aiii os cães quando são pequeninos... são terriveis...entre roidelas, cagadelas e mijadelas...foi um desastre... e nesse momento ganhou outro nome "bisnaga". Sempre que estava na sala descansada a ler ou a ver TV e depois de chegar do trabalho e ter limpo a porcaria do dia ouvia aquele som caracteristico de bisnaga a saltar do tubo! Acho que foi apartir daí que o cão me começou a olhar de lado...ou não gostava do novo nome ou detestava que eu ralhasse com ele...mas ele lá aprendeu que aquela porcaria era para ser feita na rua. Bom o cão aprendeu o que tinha a aprender em termos de higiene e aprendeu mais uns truques que eu tento mostrar às visitas com orgulho. Algumas pessoas teimavam em dizer que o meu cão era feio...isso...nunca achei e por isso esse nome nunca lhe foi atribuido. "Sopas" esse sim assenta-lhe que nem uma luva. Come tudo aquele animal deve ser porque está farto de tanta ração. "Orelhudo"...houve uma altura que as orelhas eram maiores que a cara e até a comer...elas arrastavam-se no chão ou mesmo no prato de comida e depois de comer la vinha ele todo contente brincar... e como as esfregava em mim...bahh. O cão era suposto ser pequenino...para estar ao colo...mas desde que me começou a olhar de lado decidiu que podia até nem ser muito alto mas havia de ser grande...e assim tenho uma cão que nem consigo pegá-lo ao colo por ser....comprido e gordo. GORDO! Bom no fundo é para não desfazar do resto do nucleo familiar. Dono gordo dona gorda...toca a comer e ficou um cão gordo...mas é uma jóia.
Agora a função dele passou de "lulu" porque isto de não poder andar com ele ao colo tirou-lhe esse privilégio, para ser um cão de guarda valente. É uma jóia aquele cão. E desempenha a sua função vigorosamente...a não ser em noites escuras como o breu e se ouve um barulho na rua e a investigação tem que ser feita...nestes casos ele ladra como uma valente cão de guarda...um vozeirão de meter medo a um assaltante profissional mas só sai de casa atrás da dona, que armada com uma laterna vai investigando, com o animal sempre por trás das canelas...nunca se chega à frente...acho que deve ser por ser eu a carregar com a laterna...lá deve pensar que ele vê melhor assim...atras de mim. É uma jóia de cão. Mas com aquele peso...não sou eu que vou carregar com a coroa!!!!!

0 Comentários:

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Enviar um comentário