Femininos...

Num deste dias a falar com um amigo ele perguntou-me o seguinte:

- Qual é o feminino de "UM"?
- UMA

- Qual é o feminino de "DOIS"?
- Duas

- Muito bem...e qual o feminino de "Três"?
- Não há!
- Porquê? Porque é que há para "um" e "dois" e não há para os restantes números?
- Hummmmm....Não sei! Porquê?
- Também não sei mas acho que é uma boa pergunta!

Isto já foi há alguns dias mas ainda hoje penso nisso.
Portanto aqui vai uma tentativa, muito própria, de explicar.

Para "um" temos sempre a "uma" - soa a casal.
Para "dois" temos "duas" - soa a swing ou um ménage a quatre.
Daqui em diante já soa a orgia e como é tudo ao molho não há femininos definidos, é pernas para aqui braços para acolá. Coisos para a esquerda e coisas para a direita. No meio há algum cabelo, bolas e triângulos. Como é que se pode definir feminino ou masculino no meio daquilo tudo?

Esta é a melhor explicação que os pardecentos encontrarem para esta questão!

Se alguém conseguir encontrar uma que seja...mais...hummmm...menos...hummmm...ou talvez melhor...que avance sem medos!!!!


7 comentários:

  1. nós tugas somos simples, temos feminino só para os primeiros dois números... os polacos têm-no até ao doze, se não me engano... é uma coisa estranha assim. a pergunta que se impõe é: será que a variedade numero-linguística polaca também se reflecte entre os lençóis? é que isto está para lá de orgia!

    ResponderEliminar
  2. humm....(aphrodite) seguinod essa ordem de ideias, isso explica muita coisa em relacao aos ingleses...
    :-D

    ResponderEliminar
  3. Excelente reflexão, justificação, explicação, raciocínio. :D

    ResponderEliminar
  4. uma dúzia de tipas
    uma grosa de fulanas
    uma resma de gajas
    não chegam a uma batelada
    mas fazem umas carradas

    ResponderEliminar
  5. Mighty, eu não sei em relação aos polacos mas faz-me espécie por exemplo os Neutros no alemão...

    ZCR, hummmmm

    Velvesatine, e o tempão ;)


    Agesilau, muito poético...lol

    ResponderEliminar
  6. kruella, eu aprendi alemão e confesso que também foi o que mais confusão me fez. Neutro? mas que porra é essa? feminino e masculino, tá bem! se o neutro fosse utilizado para coisas ou animais como o "it" no inglês, ainda fazia algum sentido, mas não... acho que a única coisa que desafia a lógica da língua alemã, que é extremamente lógica em tudo o mais.

    ResponderEliminar