Linux


Ontem trouxe o meu portátil para testes (anda com problemas e desliga-se espontaneamente como se tivesse vida própria) e acedi, depois de vários meses a ser "convencida" ("E que o linux é o melhor e que faz isto e que faz aquilo e que não acontece isto nem aquilo... se o instalasse"), a fazer a instalação do sistema operativo linux.

Acedi...e pus o portátil à mercê do informático Linuxóide (só para reforçar a ideia).

Ia ser ontem o grande dia em que ia ficar com dois sistemas operativos no meu PC...uhu!!

Ia!!!! Mas não foi!!!

O portátil tinha sido formatado, na semana antes. No C: foi instalado o windows 7 tendo sido então, disponibilizado o D: para o Li (abreviando) que aparentemente precisava de pelo menos 20g livres.

Depois dos testes feitos o problema não foi identificado e fui chamada à sala dos pinguins (como se auto intitulam os informáticos).

Além de não ter conseguido detectar o tipo de problema fui informada pelo pinguim mor, em Li, que o Li não podia ser instalado no meu pc porque não tinha espaço.

Ora se eu deixei espaço disponível em D: (cerca de 40g) comecei a flipar.

K-Não percebi! Disse eu.
Se eu tenho espaço livre porquê...?
P-Tinhas que ter espaço livre para além do que o w7 te mostra.
K-Mas eu tenho espaço livre!
P-Esse espaço é o que o windows te mostra!
K-Se ele mostra é porque existe!
P-Tas a ver este boot?
K-O quê?
P-Este boot diz que...
K- o que é um boot?


(se ele explicou...desculpem-me...mas não consigo reproduzir patavina...foi como se ele estivesse a falar em chinês...mas eu tenho para mim que ele não explicou nada)

E piorou a situação quando ele me explica a partição de um disco e começa por desenhar um rectângulo com paralelas...e eu a pensar...este pinguim nem um disco, com queijos, sabe desenhar!!!

Depois de uma tentativa de explicação, da qual eu percebi nada...cheguei às seguintes conclusões:

1-o Li não pôde ser instalado no meu pc porque não consegue ver o espaço livre...ou seja, é cego e pouco desenrascado!

2-é-nos mostrado por directorias que estão em árvore o que me fez lembrar o DOS...ou seja é arcaico portanto é velho;

3 - Os testes (aos problemas) feitos com o LI não deram qualquer resultado definitivo e vai ter que se ver um sistema de leitura para windows...ou seja,não tem grande serventia portanto é inútil;

Afinal para que serve mesmo o LINUX????



9 comentários:

  1. Vários erros de interpretação ...

    1. O Linux identificou bem o problema, em Linux não há problema, o problema é no Windows :D

    2. O Linux vê o espaço livre, não só o vê como escreve, lê e apaga se for preciso, o Windows não vê outras partições que não a dele, é egocêntrico, só eu é que existo e eu sou o melhor (ou será pior?) =))

    3. O pinguim não só sabe desenhar um disco como sabe que não é um disco de queijos é um prato de queijos com um bom vinho tinto. :))

    4. O linux serve para tudo TUDO ... até para teres mail, web e este blog ;)

    O Pinguim Mor ou Fedorento (de Fedora, Distribuição Linux)

    ResponderEliminar
  2. ola pinguim mor eu tenho um amigo com um chapéu de chuva XXL por isso...se lhe pedir ele pode enfiar o dito pelo "cano" acima...do linux...que se fosse como dizes estava perfeitamente instalado e confortável dentro do meu pc :P

    ResponderEliminar
  3. =))

    é só isto que eu tenho para dizer!!!!!

    ResponderEliminar
  4. E isto porque as lágrimas não se conseguem descrever aqui bem!

    ResponderEliminar
  5. E porque me apeteceu comentar antes de ir novamente trabalhar que nem uma escrava!!!
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Shiu! Não faças essa pergunta em voz alta; se algum pinguim te ouve temos aqui uma palestra interminável sobre o Linux! :-D

    ResponderEliminar
  7. Linux forever :D continuem a sofrer adoradores das janelas partidas =))

    ResponderEliminar
  8. Linux????......Mac_ OSX.... do melhor...

    Ass: MacDoido!!!!

    ResponderEliminar
  9. Sem me querer alongar muito sobre o assunto se Linux ou se Windows, assunto sobre o qual o pinguim mor não concorda comigo (pinguim prático) .... eu avisei-te assim que entraste na sala que a coisa não ia correr bem ...

    ResponderEliminar