Checkpoint


Nos filmes ouve-se muitas vezes dizer que a vida é um jogo.

Eu digo, agora, que a vida é comparável a um jogo.

Procuramos toda a vida por algo que nunca conseguimos alcançar porque os objectivos vão sempre mudando. Primeiro corremos depois vamos abrandando e seguimos com mais cautela mas queremos sempre algo...e voltamos a correr quando se torna necessário, mesmo quase sem fôlego. À medida que avançamos torna-se tudo mais dificil temos que ter mais destreza e ser mais argutos, mas os saltos são cada vez maiores o consumo de energia também. Levamos mais chaves na bagagem mas cada uma delas só abre uma porta.
Uma vez esta aberta podemos ter vários caminhos à nossa frente. Se escolhermos o caminho errado podemos meter-nos em sarilhos e encontrar mais lobos, morcegos ou ursos pela frente do que se tivéssemos escolhido o outro. Mas tudo bem, desde que não nos deixemos atulhar em areias movediças ou afogar-nos no charco...e consigamos sobreviver às bestas.

Chegamos a um checkpoint e se passarmos de nível não há retrocessos e com inteligência fazemos "save".

A partir daqui a vida deixou de ser comparável a um jogo. Porque se falharmos em determinada altura a vida não faz o "load" para dar o passo certo ou para remediar seja o for. Por vezes, há players que começam tudo outra vez desde o ínicio. Mas outros há que não têm essa hipótese, quando o passo que deram as levou para o abismo. É que quando caem...não há "load" que lhes valha!
And that my friends it's life. Life sucks and than we die!

3 comentários:

  1. Excelente texto!!! Mesmo!!!! :)
    Subscrevo tudo o que disseste! ;)

    ResponderEliminar
  2. A metáfora cola tanto melhor quanto o "jogo" se cola "à vida" - e isso é o mais intencional possível! :) O passo seguinte de realismo é o jogo deixar efectivamente de funcionar quando o personagem morre. Tal como na "vida" haveria mesmo qualquer coisa em risco, 50 Euros ou lá quanto aquilo custasse. Provavelmente eu não compraria esse jogo... assim como não comprei esta vida!

    «...and all the men and women merely players.» :)

    ResponderEliminar
  3. Sandrine: pois nós entendenmo-nos!

    Agesilau: O jogo em si é bom e acho muito bem que se possa fazer o load (senão eu só dava três passos com a boneca)...pena é que na vida esse load não se possa fazer...ou provavelmente até é melhor assim senão nunca evoluiamos ;)

    ResponderEliminar