Camaradagem


Geralmente quando vou no comboio embrenho-me na leitura de um livro. Por vezes leio livro atrás de livro e vejo-me forçada a fazer uma paragem de vez em quando para descansar não só a vista como das histórias. Nesses dias, em que faço a paragem, observo as pessoas que viajam ao meu lado. A maioria vai a dormitar outras tal como eu leiem e há outras que ou vêem filmes ou jogam nos portateis.

Mas a resistir a esta gente enfadonha (na qual me incluo) há um grupo de quatro amigos que se juntam e numa mesa improvisada, com uma mala, jogam cartas. Como é óbvio destacam-se de todos os outros porque fazem mais alarido (embora sejam um alarido salutar) e algumas das outras pessoas acompanham o jogo. Eu sento-me sempre a uma certa distância mas por vezes consigo observá-los.


O que vos quero contar é o seguinte:

São quatro pessoas que jogam à "sueca". Têm idades compreendidas entre os 45 e os 50 anos. Tratam-se todos com uma camaradagem bonita de se ver. Sorriem e não largam insultos quando uma ou outra pessoa perde ou ganha. Uma dessas pessoas é especialmente alegre e talvez seja por sua causa que não há um ambiente mais pesado no jogo. Não é só pela sua alegria mas também pela sua "condição"...é mulher. É mulher e só se o nota pelos seios que se percebem debaixo das t-shirts largueironas que sempre usa porque em tudo o resto é um ser masculino. Todos os seus movimentos...desde pôr os óculos na cabeça para ver melhor o baralho, desde levantar-se para ajeitar as calças, desde o modo como larga as palavras, desdo o molhar a ponta dos dedos na lingua para "dar cartas"...são masculinos. Não há nada que diga que aquela pessoa é uma mulher a não ser a fisionomia peitoral! Mas é ela, na minha opinião, a alma daquele jogo. E nota-se perfeitamente que ela é "one of the guys" porque eles tratam-na como igual, até nas boquinhas que costumam mandar uns aos outros eles não a deixam de a envolver.

Gosto de observá-los de vez em quando. É bonita a sua camaradagem!

2 comentários:

  1. se fosse snooker dáva-te um exemplo não sendo xa lá...os direitos iguais parece-me bem abaixo
    o machismo
    :)

    ResponderEliminar