Acordos...


Esta cena do acordo ortográfico deixa uma pessoa toda marada (isto é só para verem como sou bem maleável a escrever como se fala actualmente).

É certo que não se escreve como se escrevia há alguns anos atrás, houve uma evolução, mas convenhamos também já não se fala como nesses tempos...quer-se dizer há pessoas que ainda dizem "ide tranquilos para casa e se passardes pela pharmácia ignorai a tentação de comprardes as borrachinhase que andam a desviar desta casa de Deuse possiveise paroquianos. E se pensarde sequer nisso, ajoeilhai-vose e reizai fervorosamente. Agora ide! Ide com Deuse e vinde com a graça de nossa senhora!"

Tirando algumas destas pessoas o resto de pessoal há muito que se habituou a falar como...escreve...Não enganei-me...a escrever como fala...ou bem...
Confusa!

Não acho bem tirarmos o H de hábito ou de História...porque se é para tirar o H fica ábito e istória (recuso-me a aceitar estória isso é para aqueles que dizem ide e vinde)

Ou tirarmos o c de facto...senão qualquer dias os homens não sabem se vestem fato ou facto...que é um fato. Quero dizer se já temos alguma dificuldade em sabermos se cozemos ou cosemos qualquer dia nem sabemos o que vestimos ou comemos.

Ou o acento de pára para se ler num livro de uma autora reconhecidíssima: para aí a snaita que já me está a causar transtorno aos meus aurélios mamários que já se me estão a arrebitar!

No entanto também não quero ser como as pessoas que mencionei acima, as do ide e vinde, claro que vou oferecer uma certa resistência à mudança mas mudarei só para não ouvir o gajix daqui a uns anos dizer: ò cota qd é tu te abituas a riscar no paper palavras sem erros...tás out minha...vê-se se te updatas para eu não tar a inventar istórias e não ficar gripado qd tu paras o auto ao pe dos meus mecs. E isso cota...é um fato muito green!

5 comentários:

  1. É isso mesmo comadre! Mas está descansada... quando o gajix começar com essas senaitas eu de um lado e tu do outro damos-lhe uma berlaitada que ele nem sabe de que terra para além da plaqueta ele vem he he he :D

    ResponderEliminar
  2. Não Concordo com o acordo.

    Mas dizia eu "Estória" é bem escrito tal como "História" agora istória é que não existe.

    e não tem nada a ver com o ide ..etc

    vai averiguar "Estória é correctissímo

    bjo

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. ainda assinei a petição contra o acordo, mas já sabia que não ia dar em nada.
    a quem aprovou o dito apenas digo: ide levar no oríphício da rectaguarda!

    ResponderEliminar
  5. ...e havia aquele velho tão velho que última que deu ainda se escrevia com ph

    ResponderEliminar