Ritual


Todas as manhãs:
O despertador toca e é desligado. Liga-se o telemóvel. Mamix levanta-se e vai tratar da sua higiene pessoal. O gajix dá mais uma volta na cama adormecido enquanto o canix ladra, com urgência na rua, para que alguém lhe abra a porta.
Mamix arranja-se e vai acordar o gajix puxando-o pelos pés. Langão, o gajix não faz caso e finge que se encontra profundamente adormecido mas é denunciado pelas sugadelas na chucha. Mamix fingindo que acredita que gajix dorme, despede-se: "A mamix vai trabalhar. Então xau! Xau!"
Gajix acredita piamente que fica sozinho quando mamix imita o barulho dos sapatos a afastarem-se, para lá da porta do quarto.
Gajix levanta-se de rompante, chorica e quando vê que afinal a mamix estava mesmo ali, estica os braços: "ó COOOOLLLLOOOOO" (ao estilo de Amália Rodrigues)
Mamix despe e veste gajix, calça-o e deixa-o ir pontepear a fralda que transborda de liquido. Quando finalmente já deu todos os pontapés na fralda estica novamente os braços: "ó COOOOLLLLOOOOO"!
Mamix leva gajix para baixo e deita-o na, agora super pequena, cadeira. Abre a porta ao canix que vai dar uma volta ao comedouro, para verificar se está tudo como deixou no dia anterior e depois segue até à cadeira do gajix para, gáudio deste, lhe dar a lambidela da manhã: "Pupy, Pupy, Pupy"
Mamix aproxima-se do gajix com o biberon aquecido: "queres leitinho?" - Queio!
Mamix arranca a xuxa daquela boca poderosa em sucção e enfia-lhe a tetina na boca.
Mamix vai tirar o carro da garagem antes que os 350 ml desapareçam para o interior do sucador-mor e apressa-se a fazer o seu pequeno almoço. Interroga-se e responde mentalmente: "Queres leitinho?"-"Queio". Emborca a caneca e vai lavar a dentuça.
- "Já tá!" Ouve-se o gajix a entoar
- "Vai buscar o boné!"- diz Mamix com a cara cheia de pintinhas de creme hidratante
Gajix salta, vai buscar o boné e corre para o canix que observou o corropio do alto do seu trono! Gajix puxa a barba, puxa o pêlo e orelhas, puxa pelas beiças e puxa pelos papos dos olhos do canix que atura tudo estoicamente.
- "Vamos?" - diz mamix como mote de partida para as olimpiadas entre canix e gajix que competem a ver quem chega mais depressa à porta da rua.
- "Vamos para a escola?" (mamix) - Nãaaaooooo! (gajix)
- "Nãooooo??"(mamix)
Mamix agarra gajix ao colo e prende-o na cadeira do carro enquanto canix espera pacientemente pelos dois bicoitos da manhã. - "Snoopy, nós vimos já! São só 5 minutos."
Canix já com os bicoitos nos dentes não faz caso.
Mamix em marcha atrás e agarrada ao volante questiona alegremente: "Vamos para a escola?
- "Nãooooo!" - obtém comoo resposta
-"Nãaaaoooo? Vamos pá escola! Vamos pá escola!" - Diz mamix já batendo palmas fazendo daquelas palavras uma canção.
Canix vem ver-nos a partir enquanto o portão se fecha.
- Pupy Pupy
- Diz xau ao Pupy!
- Tao!

São assim os dias da semana. No fim de semana a coisa é mais relax..acordamos meia hora mais tarde que o habitual e na maior parte do tempo ouvimos todo o santo dia o...Noddy

1 comentário:

  1. «...Diz mamix ja batendo palmas fazendo daquelas palavras uma canção.»

    estou a imaginar a cena... ao som de California Dreamin' dos The Mamas & the Papas!

    ResponderEliminar