Congelados na memória


Na maior parte do nosso percurso na vida deixamos pessoas para trás.
Convivemos com elas e depois deixamos de o fazer porque assim a vida o dita.

Quando, mais tarde, olhamos para alguém quase juramos que não conhecemos mesmo que, nos seus rostos, palavras ou modos e atitudes, venhamos a identificar alguém que fez parte do nosso passado.

Por exemplo, no outro dia, vi uma pessoa adulta a olhar para mim intensamente. Como eu sei que as pessoas só olham para mim intensamente no caso de quererem que eu as reconheça (ou isso ou porque tenho a cara suja)...fixei o seu (actual) rosto e tentei encaixá-lo nos arquivos da minha memória.

Congelado na minha memória achei um rosto, com traços de miúdo, que se poderá encaixar...
...um rosto de um aluno meu, de há 12 anos atrás...

...mas esse aluno (Gonçalo...acho), nos resquícios das lembranças passadas, era um puto imberbe de 13 ou 14 anos e assim ficou para sempre, parado no tempo e com a sua imagem congelada, portanto sendo aquela pessoa adulta...já não o conheço.

Xiiiiiii....como cresceu...como está diferente...como está, já, um homenzinho.

Dou a volta àquela turma e vejo perfeitamente todos os seus rostos de meninos e meninas...e imagino, para além do tempo que fiz parar na memória das imagens, como eles devem estar todos tão....tão grandes!

Xiiiiiii....como o tempo passa!
!

4 comentários:

  1. De vez em quando acontecem-me dessas também. Há coisa de dois meses encontrei (ou melhor encontraram-me) um ex-aluno no comboi. Foi meu aluno no 8.º ano, actualmente está no 2.º ano da Faculdade! :D

    No início dos meus tempos de professora dei durante alguns anos aulas a turmas de 10.º e 11.º, posso imaginar que neste momento boa parte deles esteja casada, com filhos e, espero também, feliz!

    ResponderEliminar
  2. Eu trabalho actualmente com uma ex-aluna minha...

    ResponderEliminar
  3. velvetsatine: O tempo passa a correr! :)

    Nikky: acontece...eu tb tive um prof. que é casado com uma colega minha...que voltas!

    Vicio: não há água que me valha :P

    ResponderEliminar