História ou estória...?


Alguém me explica o que se passa com a palavra "história"?

É que tenho ido a alguns sitios e tenho-me deparado com a palavra "estória"!

A palavra "história" sofreu alguma transformação ortográfica e eu não sei?

É que ao principio quando via a palavra "estória" escrita pensei que fosse um brasileirismo. Depois comecei a pensar que havia muita gente que tava no gozo e mais tarde pensei que havia para aí muita gente a dar erros ortográficos a torto e a direito...

Mas agora que venho de um blog em que, a pessoa escreve extraordinariamente bem e no qual, aparece a palavra "estórias" escrita assim...penso que afinal sou eu que a poderei estar a escrever mal!!!!!

Alguém quer ter a bondade de me esclarecer?!?!?!?!

P.S: A foto é só para fazer alguns homens lerem o texto...mas respondam tá bem? não fiquem aí a babar...

8 comentários:

  1. Estória é uma estória de embalar, por exemplo...
    História é a história de Portugal.
    Como no inglês... history and story...

    ResponderEliminar
  2. Em nenhum dicionário consultado existe Estória, eu tambem reparei no uso desde há muito tempo, mas parece-me que está errado.

    http://www.priberam.pt/

    ResponderEliminar
  3. ó Patsy mas jamais em tempo algum nós dissémos estória...nós dizemos sempre história...isss não esss...e quando eu ainda andava na escola essa distiñção a existir nunca foi mencionada...mas agora de repente quase toda a gente escreve assim...de toda a maneira a tua explicação tem uma certa lógica mas...hummm...acho que estou desactualizada :(

    D. A. - pois é o que penso! Eu fiz uma busca rápida (para selecionar a foto)e quando pus (no google) a palavra estória "ele perguntou" se eu não queria dizer história...

    ResponderEliminar
  4. História
    do Lat. historia < Gr. história
    s. f.,
    *estudo e narração sistemática do passado, dos factos (sociais, económicos, políticos, intelectuais, etc. ) considerados significativos;
    *ciência, ramo do saber que *regista, explica e transmite o conhecimento sobre o passado;
    *o curso dos acontecimentos e dos factos históricos;
    *a evolução da humanidade;
    *estudo científico de uma evolução;
    *estudo das origens ou progressos de uma arte ou ciência;
    *o passado (do Homem, da Terra, de um indivíduo, de uma instituição, etc. );
    *conjunto dos factos e das situações que constituem a acção da narrativa de um romance, filme, etc. (grafado com inicial minúscula);
    *descrição;
    *relato;
    *narrativa;
    *conto;
    *biografia;

    fam.,
    *qualquer coisa ou negócio;
    *fábula;
    *patranha;

    gír.,
    menstruação.

    loc. interj.,
    *qual -!: exprime dúvida, incredulidade;
    *passar à -: perder o valor, o interesse, a oportunidade;
    *o melhor da -: o facto mais importante, mais curioso.

    Obrigada D.A. esta é a definição da palavra História de facto parece não existir a outra...por isso...vou continuar a usar esta e a pensar que deu um vipe ao restante pessoal que a usa :P

    ResponderEliminar
  5. eu também sei que se diz história....mas pensei que a explicação fosse por aí....existem palavras "novas" que nunca nos ensinaram na escola...

    ResponderEliminar
  6. humm...pois tens razão e eles estão sempre a mudar a nossa ortografia...mas encontrei uma "coisa" e vou postá-la lá à frente ;)

    ResponderEliminar
  7. Acho que é pura e simplesmente uma paneleirice....

    ResponderEliminar
  8. História - Fato real ocorrido.
    Ex.: História brasileira.

    Estória - Fato inreal, não existiu.
    Ex.: Estória da chapeuzinho vermelho.

    ResponderEliminar