História vs estória

estória e história (I) [Ortografia / Lexicografia / Definição]
Tenho visto há algum tempo duas palavras que me têm deixado bastante confuso: história e estória. Ao ver que no vosso dicionário on-line não tinham qualquer referência a estória deduzi que não existiria tal palavra na língua portuguesa... Mesmo assim, fiquei intrigado pelas sucessivas "aparições" desta. Gostaria de saber se me poderiam informar se a palavra estória existe, e se sim , qual o significado desta e a diferença em relação a história.
Como informa o Dicionário Houaiss, estória é uma forma divergente de história, "adoptada pelo conde de Sabugosa com o sentido de narrativa de ficção, segundo informa J.A. Carvalho no seu livro Discurso & Narração, Vitória, 1995, p. 9-11". Este dicionário é brasileiro; em Portugal, parece que apenas as últimas edições do dicionário da Porto Editora registam estória; no entanto, esta palavra é actualmente utilizada com muita frequência com o sentido (registado no Dicionário Houaiss e no Porto Editora) de narrativa popular. Em relação a estas palavras, o Dicionário Aurélio (também brasileiro) faz mesmo uma recomendação: "[Recomenda-se apenas a grafia história, tanto no sentido de ciência histórica, quanto no de narrativa de ficção, conto popular, e demais acepções.]".


estória e história (II) [Ortografia / Lexicografia]
Ainda no contexto da palavra estória, gostaria de saber se é errado usar a palavra estória quando se fala de algo que aconteceu; por exemplo: "Queria contar-te uma estória que aconteceu comigo." ou "Queres que te conte a minha estória" (aqui referindo-se ao que se tem passado com a personagem nas últimas 24 horas). Espero não estar a ser chato com esta dúvida, mas a verdade é que, embora tenha gostado da vossa resposta anterior (é sempre bom ter um pouco de cultura), não fiquei muito esclarecido sobre o seu uso corrente, e se é erróneo ou não.
Não é necessariamente errado, mas desaconselhado, pois a palavra estória não é unanimemente aceite. Por favor, sobre este assunto consulte também a resposta estória e história (I).
BOM isto diz tudo não é?
P.S:Obridada dicionário ambulante ;)

1 comentário: