Atenção!!! Podem querer bocejar antes de lerem isto. Façam-no à vontade.
Yawnnnnnn (sou eu a bocejar)
De acordo com psicologos Americanos nós bocejamos porque assim bombeamos sangue para o cérebro de modo a arrefecê-lo e por consequência a sonolência dá lugar a um estado de alerta.
Yawnnnnn (desculpem, mais um bocejo. Isto a seguir ao almoço...o meu estado de alerta leva com cada injecção de sangue...o pior é que não sinto a minha cabeça mais "fria"...hummmm....)
E porque o fazemos quando vemos alguém a bocejar, ou melhor porque é que o acto é "contagioso"?
Eles dizem que assim accionamos por empatia mecaniscos cuja função é manter a vigilância de grupo.
Yawnnnnn (de grupo??? Agora faço parte de grupos??? Se a cabeça dos outros estiver em sobreaquecimento e por isso começam a bocejar, eu bocejo, em solidariedade mas é para arrefecer a minha porque tenho medo que expluda...quais agora vigilância em grupo...é o instinto de sobrevivência...)
Os tais psicólogos aconselham, depois de várias pessoas testadas, a respirar pelo nariz. Evitando-se assim o constante bocejar.
Yawnnnnn (Mas se o bocejar serve de ventoínha ao cerebro não é melhor que o façamos...só para o caso de isto começar a aquecer muito? Sim! Porque a partir de agora ninguém me tira da cabeça que há pessoas que pifam, e andam por aí a falar sozinhas aos gritos mundo fora, porque não bocejaram o suficiente!!! Hummm...esperem aí...eu no outro dia no metro falava sozinha em voz alta...é certo que ainda não estava na fase dos gritos mas...)
Eu vou ventilar o cérebro...ora com vossa licença...
Yawnnnnn.....Yawnmmmmmmmmmmmmmm