Natal, Única Razão do meu Descontentamento


Bem, única, única não será. Se eu pensar um bocado, consigo arranjar mais meia dúzia de razões para estar descontente. Esta, contudo, está no topo da lista neste momento.
Se são grandes amantes do Natal, é capaz de ser melhor deixarem de ler este post neste momento…
Para o pessoal que me conhece, este post não será uma novidade. Todos os anos vivem a crise natalícia que dá à Miss Precious, que vocifera mais do que o habitual nesta época do ano. Grandes discussões tenho via MSN com a minha amiga R., quando chega a altura do ano em que ponho o Grinch (criaturinha que vêem supra) como foto de apresentação e uso qualquer frase mais assassina em relação ao Natal. Este ano não será excepção. Considerem-se avisados…
Porque estarei eu a falar no Natal já a 3 de Novembro? Basicamente porque o bicho anda já aí à solta, ao que parece já há algumas semanas. Faz hoje uma semana, estive em Belém por motivos que agora não interessam. Hão-de lembrar-se que estava um calor de rachar. Estavam a instalar as luzes de Natal nas ruas. Em Outubro…
Todos os anos quando começam a colocar as decorações, sempre muito antes da época em si, eu digo sempre: Qualquer dia, começamos a celebrar o Natal em Agosto. E eis que tive a visão como seria. O pessoal todo em manga curta a curtir o calor, e as luzinhas a serem colocadas. Surreal, no mínimo.
Segundo pensamento após ver as luzes: Caraças, e se eles começam mesmo a celebrar esta treta em Agosto? Não é assim tão descabido, pensem lá, de Agosto a Outubro só vão dois meses. Meio ano de Natal… O pensamento é, no mínimo tétrico.
Li também no jornal uma pequena notícia sobre a colocação de luzes de Natal no concelho de Almada. Uma criatura dizia, deixando transparecer o seu orgulho: Fomos os primeiros a colocá-las. (Meu comentário: So What? Não havia outras prioridades, coisas que de facto fossem importantes para a população?) Acrescentava: É um investimento grande, não vale a pena só colocá-las por 3 semanas. Novo pensamento negro: Ai, ai, que eles começam mesmo a pensar em colocá-las em Agosto.
Será que precisamos mesmo de começar a celebrar o evento tão cedo? A bem dizer, o Natal é uma festa de aniversário, porque estamos a festejar o nascimento do JC. Que por acaso não nasceu em Dezembro, mas por motivos de conveniência da Igreja (tapar mais uma festa pagã, ver post sobre o Dia das Bruxas), convencionou-se que assim seria. Uma festa de aniversário de 3 meses e meio é um exagero, temos de convir. Haja paciência…
Depois de ler a notícia do jornal, o meu maior medo é outro. Imaginem que as câmaras começam a competir para ver quem é a primeira a colocar as luzes. Linda guerra não seria. E se isto se estende a outras frentes? Carnaval, Páscoa, etc… Sim, as sambistas e o coelhinho da Páscoa têm de ter os mesmos direitos. A igualdade a isso obriga.
Com isto do Natal a começar tão cedo, ainda haverá muito a dizer até Janeiro. Por isso, esperem mais fotos do Grinch, do Pai Natal em poses comprometedoras e de renas bêbedas. Acompanhadas obviamente de textos subversivos.

PS: Como as convenções são para cumprir, o Natal não foi declarado fora-da-lei lá em casa. Por isso, não se considerem desobrigados de me dar prendas. A lista está a ser feita e até já houve quem me perguntasse por ela (estão a ver no que dá a mania de antecipar as coisas?). Ela vai mesmo ser publicada aqui por motivos de acessibilidade e para não haver desculpas…

2 comentários:

  1. COMO EU A COMPREENDO! Eu também não gosto do Natal e irrita-me profundamente a Síndrome Consumista que ataca o povo nesta altura! Eu sou uma Tiazoca mas não sou politicamente correcta, e só dou prendas a quem quero, a quem eu acho que merece, e ponto final! E não venham com “beijos & abraços” (olá LA!) até porque eu não sou dada a manifestações públicas de afecto!... Mas confesso que gosto das luzes… têm um “je ne sais quoi” de nostalgia… lembra-me o tempo em que eu gostava do Natal…. Sim, eu já gostei do Natal, mas isso é outra história!
    Ah, quanto à questão da prenda… a menina já sabe que está na lista, portanto não pedinche mais, tá?

    ResponderEliminar
  2. "Natal é quando um homem quer!", Miss. E até não era mal pensada uma festa de aniversário que durasse dois meses, quase tipo casamento indiano!

    ResponderEliminar