O Mundo Maravilhoso das Flores


Vi estas tulipas coloridas e pensei em partilhá-las com vocês.
Adoro flores e tenho uma paixão especial por tulipas. Mas atenção, não gosto de flores cortadas num jarro, acho anti-natural. Gosto de as ver crescer e definhar no seu ciclo de vida normal.
De onde vem esta paixão pelas tulipas? Quando fui passar férias a Budapeste há uns anitos, fiz escala em Amesterdão. A escala foi longuíssima porque a pessoa que nos trata das viagens acha que escalas com menos de duas horas são muito curtas (não é ele que tem de ficar a olhar para o boneco a fazer tempo no aeroporto). Tivemos tempo de ver as lojas (três vezes) e obviamente havia bolbos de tulipas à venda. Foi lá que comprei os primeiros bolbos que plantei. Tulipas vermelhas.
A coisa correu tão bem (tivemos 10 tulipas enormes de um vermelho muito forte), que, desde então, vamos tendo tulipas lá em casa. Também decidimos variar, e no segundo ano começámos a ter também jacintos, narcisos, crocus e íris conforme os anos. É que lá em casa acreditamos que as paixões são para levar ao extremo, somos duas nativas de Gémeos e o Carneiro não tem voto na matéria.
Porquê especificamente esta flor? Porque é alta. Para mim, a altura é sempre uma coisa boa. Podem atingir 55 cm, o que as torna umas flores imponentes.
Têm uma variedade imensa de cores e mesmo feitios. Há tulipas brancas, vermelhas, azuis, amarelas, cor-de-laranja, matizadas e até pretas (ora, por observação directa, nós, peritas que já as tivemos de todas as cores, verificámos que são mais para o castanho ou arroxeado, mas o que conta é a intenção). O que importa é ter muitas e variadas, para fazer a explosão de cores que vêem na foto. Também as tulipas podem ser clássicas ou papagaias (com pétalas frisadas). Interessa fazer as combinações o mais loucas possível, tipo tulipa papagaia negra.
Outra vantagem é a facilidade de as criar em vaso, onde se habituam bem e não exigem grandes cuidados. Lá em casa, as plantas ditas normais sempre tiveram uma vida curta, falecendo sempre por acidente ou excesso de cuidados, até descobrirmos os bolbos. Claro que a flor do bolbo tem uma vida curta, duram uma semana e meia ou duas com sorte, mas isso é suposto ser assim. Quando é fatal que assim seja, a tristeza é menor.
E depois, as tulipas são fora do comum. Estamos sempre a dar e receber rosas e gerberas (vulgo geribéria). A tulipa é pouco habitual, talvez por ser cara. Se querem impressionar uma mulher, rapazes, tenham gestos fora do comum e inovem.
Mas o verdadeiro fascínio para mim é acompanhar o processo. Compra-se a terra e os bolbos, faz-se a plantação, vê-se os brotinhos a aparecer em Janeiro, elas vão crescendo até Março/Abril aparecerem as flores. Claro que entre Janeiro e Março/Abril a expectativa é grande para veremos se a plantação do ano tem sucesso. Depois vão definhando lentamente, desfaz-se a plantação e recolhem-se os bolbos para o ano que vem.
Há truques para prolongar o prazer de ter flores em casa. É só escolher bolbos que dêem flor em épocas diferentes, e assim, temos uma varanda florida durante um mês e meio.
Este ano, a plantação está atrasada, mas terá lugar brevemente. Espero ter registo fotográfico já em Março para vos mostrar as minhas pestinhas – este ano serão tulipas, narcisos, jacintos, íris e crocus.
Podem esperar um post com assuntos mais sangrentos para a próxima, que isto de falar de flores arruína a reputação de qualquer pessoa.

7 comentários:

  1. Eu também gosto muito, que gosto, de tulipas... mas tenho que admitir que de Amesterdão há uma outra planta que me deixa mais maravilhada... não é uma flor bem sei... mas não deixa de dar a sua cor à vida :D

    Brincadeirinha!! :P

    ResponderEliminar
  2. Cada um aprecia a planta que quer e a planta em questão, que agora muito convenientemente não me ocorre qual seja, também tem o direito de ter admiradores.
    Dá-me ideia que, ao contrário das tulipas, não convém tê-la na varanda... Não vá algum fã lembrar-se de chamar a bófia...

    ResponderEliminar
  3. Sim senhora... mas eu prefiro rosas! Vá, chama-me banal, pirosa, whatever! Hoje ‘tou por tudo! Mas há gente com sorte... alguém vai à Holanda e outro alguém recebe tulipas, ou outras plantas (como refere a SemiDays!), eu recebo SOCAS!!! Pois... tenho 2 pares para usar e 3 desirmanadas para enfeitar – uma delas em forma de candeeiro, datada da década de 60 do século passado, que é uma relíquia! Já sofreu vários acidentes, mas continua lá!
    PS: Não sei se já percebeu, mas tenho pc... a funcionar mal, mas pronto...

    ResponderEliminar
  4. Eu que nem ligo grande coisa a flores fiquei perfeitamente deliciada com este post. :) Qualquer dia planto tulipas pretas! Oh alegria das alegrias. :-D

    ResponderEliminar
  5. aquela plantinha que fala a semidays é deveras interessante... sem dúvida :)

    agora confesso q este post quase que "obriga" uma pessoa a arranjar uns bolbos lá para casa... e q trabalhão q me vai dar!!!

    ResponderEliminar
  6. Yupii! Tulipas a dar com um pau!
    Para quem queira dar-se ao trabalho, aviso que há sacos de bolbos à venda no Continente (passe a publicidade), devem escolher uma boa terra (boa pista é o preço) e uns vasos com boa drenagem. E depois, estão prontos a começar, é só seguir as instruções da embalagem.
    À velvetsatine aconselho tulipas negras e papagaias para verdadeiro exotismo, à Pequenos Nadas todas as cores do arco-íris para bomba de cor.

    ResponderEliminar
  7. eheheheheh achei piada à bomba de cor... vou seguir os teus conselhos;)

    ResponderEliminar