A faixa do Meio #3 - Na auto-estrada


Vamos então para Lisboa!
A minha primeira ida a Lisboa, como condutora, foi emocionante. Ia um bocadinho nervosa e levava comigo no carro a minha sobrinha e o seu namorado ruivo! No carro atrás ia a minha irmã com o marido e iam a vigiar a minha condução. O destino era Odivelas para casa de um tio. Só eu sabia o caminho por isso ia à frente. A minha primeira decisão foi fazer a A1 na faixa do meio assim podia ir para um lado ou para outro se a isso me visse obrigada. Depois dos primeiros cinco minutos o ruivo avisou-me que a minha irmã fazia sinais para me desviar para a faixa da direita. Eu pensei: Eu vou bem é nesta faixa..a outra é para quem anda lentamente. Continuei. Quando, de repente, começo a reparar (numa subida e o carro ia cheio de bagagem, íamos de férias e levámos a tralha toda) que até os camiões já me ultrapassavam pela direita. Consternada com a situação fiz o que a minha irmã me aconselhou na sua sinalética e encostei para a faixa da direita. EU APRENDI! (a primeira lição de que a faixa do meio para quem vai devagar só serve para “entulhar” o trânsito) UFA, já está!
No entanto parece-me que há quem não aprende! Sempre que me desloco a Lisboa há alguém a empatar o trânsito porque vai na Faixa do meio. Na minha opinião esta faixa é a mais perigosa de qualquer auto-estrada isto porque é aquela que “favorece” os acidentes. Já vi um carro sair da esquerda para iniciar uma ultrapassagem enquanto um que ultrapassava na direita se pôs na faixa do meio. Os dois quase não se viram e foi por um triz que quase trocavam telefones entre eles. Depois vêm as papa-açordas que por andarem em determinados limites de velocidade julgam que têm tudo a favor. Há por vezes pessoal que não se decide em que faixa deve/quer ir porque ocupam duas delas. Há ainda outros que começam no picanço a ultrapassar depois deixam-se ficar para trás, depois lembram-se outra vez e ultrapassam. Há aqueles que fazem ultrapassagens pela direita e pela esquerda e andam a fazer ziguezagues e por vezes cortam de repente para uma saída. E há ainda aqueles que querem sair em determinado sítio e entram na faixa para sair no limite da saída desrespeitando toda uma fila que está formada. Já me perdi no texto. Nunca sai a ideia original mas pronto foi isto que se arranjou por agora. E para encerrar o assunto...se se acha bom condutor por favor respeite os outros e não beba LOL (achei que esta podia ficar bem). O que queria mesmo dizer era um bom condutor não passa por ser aquele que anda devagar (empatas) ou por ser aquele que anda depressa mas sim por ser aquele que anda com segurança em relação a si próprio e aos outros.

2 comentários:

  1. E conseguiste chegar sã e salva?!
    lol

    continua!!!!

    ResponderEliminar
  2. Migvic: Com certeza é a forma actual de ver a coisa

    Div: De facto parece que parei a meio da história...hummm...vou fazer um apendice ;)

    ResponderEliminar