Fedelhos Mimados



Ontem entre a 1 e as 2 da manhã vi em "Toda a Verdade" na SIC Notícias uma reportagem da vida de uma Professora Substituta em Inglaterra. Como todos nós sabemos o ensino está cada vez pior. Os alunos têm, cada vez mais, um maior grau de insucesso e cada ano que passa adaptam-se as matérias para gerar o efeito contrário. O método de ensino mudou muito e drásticamente e também mudou todo o ambiente dentro de uma sala de aulas. Voltando à reportagem, a senhora começou a levar uma câmara escondida para filmar o que realmente se passa dentro das quatro paredes e mostrou a filmagem a vários professores que lhe confessaram sofrerem do mesmo problema. O problema é basicamente o comportamento abusivo que as crianças acham que tem direito de ter para com um adulto e neste caso especifico para as professoras. Gritam, literalmente, que tem direitos mas não se lembram que também têm deveres e um professor vê-se de mãos atadas porque não pode tomar uma atitude mais fisica senão é, no melhor do casos, chamado à atenção pelo conselho directivo (não sei se ainda se chama assim). Quando um professor se vê confrontado com um aluno que de repente lhe apetece sair a meio da aula e, sem lhe pedir qualquer tipo de permisão, se levanta e sai sem qualquer justificação o professor não sabe se vale a pena fazer sentir a sua autoridade dentro da sala e "obrigá-lo" a ficar e ser mais tarde acusado de abuso fisico ou se deve deixar o aluno sair e no caso de acontecer algum acidente ser acusado de falta de responsabilidade por um aluno estar na rua enquanto devia estar protegido na sua sala de aula.
E viu-se na reportagem o aluno a ameaçar a professora de que ia tratar-lhe da folha porque ela não o deixou fazer não sei o quê.
Não sei se haverá já casos destes em Portugal mas é certo que cada vez mais os professores se vêem limitados na sua autoridade e quem tem a culpa são os pais, em particular, e a sociedade em geral.
A ver aquele exemplo em que uma professora foi esbofeteada pelos pais de uma criança porque lhe quis incutir um pouco de civismo. Estes fedelhos que são cada vez mais mimados sabem que têm as costas quentes. E os pais gostam de mostrar na escola que se imiscuem na educação dos filhos mas a verdade é que não têm tempo para eles. Estão todo o dia no trabalho e quando vão para casa querem é descansar e dão dinheiro aos rebentos para não os chatearem. Ou compram tudo o que eles querem só para não os ouvirem. De facto não lhes dão qualquer educação remetem esse papel para a escola e quando alguém tenta vergá-los às regras...caiem em cima deles.
Eu estou a "falar" e não sei se não me irá acontecer o mesmo. Sendo mãe recentemente não me posso pronunciar sobre a educação que vou passar porque hoje digo isto e amanhã provavelmente seguirei o exemplo dos outros e nem sequer conheço o meu próprio filho que para mim sera sempre um anjinho. O que acho é que as escolas deviam começar a fazer um braço de ferro em primeira instância com os pais e depois com os alunos. Deviam por uma lista de deveres e direitos do aluno...e fazê-los assinar um contracto. Se o seu filho quer estudar nesta escola assine este documento se o seu filho quebrar estas regras poderá segundo decisão do C.D. ser suspenso ou mesmo expulso desta escola. Porque não?
Fiquei revoltada com a reportagem. Já fui prof. e já tive que lidar com uma turma mais indisciplinada, nada que uma bota de biqueira de aço e umas "massagens" nos músculos do pescoço não resolvessem, mas isto cada vez está pior...já não vai lá com "massagens".
A minha previsão é de que mais tarde ou mais cedo todas as salas de aulas tenham câmaras. Controlo! E numa civilização que se diz evoluida ter-se-á cada vez menos liberdade!




Ps: Foto: Filme "Dangerous minds" de 1995.


1 comentário:

  1. Pois, qualquer dia acho que só se consegue ser professor com porte de arma.
    O que fazer se um dos fedelhos nos agredir? Eu acho que funcionam as normais regras de legítima defesa.
    Francamente não sei como acabará este problema da educação. Será possível piorar?

    ResponderEliminar