Mau agouro? Ou...não?


Este ano não tinha nada de especial programado para a passagem de ano. Por isso, combinei com a minha irmã, que veio da Suiça passar o Natal e o Ano Novo, uma jantarada na minha casa. Convidámos os pais e sogros e entre espirros e assoadelas, ralhetes aos cães (3) e gu-gu/ga-ga do gajix a coisa passou-se bem! A mesa, mais uma vez, estava replecta de iguarias para a ocasião, Leitão, gambas, não sei o quê au jambom (prato suiço). Comeu-se e bebeu-se bem!Pelas 21.30 horas já se tinha acabado de jantar pelas 22h anunciaram-se os primeiros desistentes. Os meus pais com sono foram-se embora. Andámos com o puto ao colo (a gracinha da casa) e mais gu-gu/ga-ga pelas 22.15 os meus sogros proclamaram a sua desistência. Nós ganhando consciência de que íamos ficar os quatro a "olhar" para a TV decidimos irmos a Lisboa ver o fogo de artíficio. O puto foi "entregue" aos sogros e ala moço que aí fomos nós, todos contentinhos. Pelo caminho ponderámos quais as nossas opções e entre Belém, Parque das Nações e o Terreiro do Paço...imaginem qual escolhemos ;-). Terreiro do Paço :).
Mal imaginávamos nós que a decisão não seria a melhor...
Conseguimos estacionar o carro relativamente perto (do Hard Rock café) e fomos a pé até ao nosso destino. Faltavam cerca de 10 minutos para a meia noite quando conseguimos passar um dos arcos e ficámos por ali. Eu queria arranjar um lugar melhor mas mais ninguém quis avançar por isso ficámos mais ou menos por trás do palco, ou seja, não víamos o palco mas podíamos ver um dos ecrãs gigantes....se não fosse...uma porcaria de uma faixa (a reivindicar salários iguais)...comecei a pensar que a coisa não estava a correr pelo melhor mas não desmoralizei. Via o ecrã cortado pela metade e bem ou mal lá vi o final do espectáculo de tambores (fiquei com pena de não ter visto mais). Perto do palco começaram a sair foguetes que "avisavam" que a passagem estava a aproximar-se e houve uns parvalhões que para além de começarem no "jogo" do empura empurra se lembraram de abrir uma lata de fumo vermelho, ora, para além do cheiro e da interferência na garganta ficámos um minuto sem ver quase nada...
Mais uns foguetes...os que anunciavam os segundo finais. O foguetes acabaram e por 2 segundos (e é esta parte que eu mais aprecio) ouviu-se todas as pessoas em manifestação de alegria aos gritos, aos assobios...as garrafas a fazerem Poc, o pessoal a comer as passas e a cumprimentarem-se para o novo ano. E começou o verdadeiro fogo de artificio.
Infelizmente passados un 5 minutos de fogo um parvalhão qualquer lembrou-se de abrir outra lata de fumo vermelho mas desta vez o fumo era mais intenso (provavelmente abriram duas) e as pessoas que ali estavam começaram a afastar-se (não se podia respirar). Comecei a ficar de mau humor porque queria ver o fogo até ao fim mas também eu tive que me afastar que o cheiro entrava insuportavelmente pelas narinas. (ah esqueci-me de mencionar que eu tenho uma certa fobia por multidões, irónico não é? mas o que fazer? A imaginação por vezes leva-me a melhor). A minha irmã toma o rumo do arco por onde tinhamos chegado e era minha intenção segui-la mas as pessoas que se queriam afastar daquele fumo puseram-se entre mim e ela e eu desviei-me daquela "corrente" e fiquei à espera que a maioria passasse para eu os seguir. Só que a maioria nunca mais acabava e quando dei pela minha irmã ia ela rodeada de pessoas que a "transportaram" dali para fora. Eu resmunguei contra os parvalhões e fiquei num cantinho a ver o resto do espectáculo no céu de Lisboa, entretanto já o fumo se tinha dissipado. Quando acabou...ficou tudo louco...parecia que o mundo inteiro queria passar por debaixo daquele arco...eu que tinha começado também a movimentar-me para sair...comecei a entrar em parafuso com a imaginação a levar-me a melhor. E o que foi que me veio logo à cabeça? A largada de touros em Pamplona.
Bom...consegui arrastar-me até à parede do arco para ficar sossegada e deixar toda aquela gente passar...erro...erro crasso...vi gente a ser "transportada", nem sei se alguns conseguiam tocar com os pés no chão e o pessoal a apertar cada vez mais...para a parede...houve uma gaja que se encostou a mim e deve ter adormecido por um minuto ou dois no meu ombro...eu que gosto imenso de encostos...ppffffff....mas nem me mexi não quis pertubar o sono dela...pelo menos não me babou...já não foi mau!
Com tanto aperto começa a imaginação a trabalhar...a primeira coisa que pensei é que ia ficar esmagadinha contra a parede...tipo crepe...depois vejo um homem de turbante passar e penso que se alguém nalquele momento se lembrasse de se fazer explodir...uiiiiii...abriria buraco e eu...faria parte dele... a seguir passa um gajo aos gritos e...parecia-me a mim... complectamente bêbado...ai vida...começo a pensar em brigas, facadas e tiros...aiiiii. Depois encosta-se um chinoca (bem giro) à minha frente, tranquilo, que pelos vistos também resolveu deixar a multidão passar...e eu pensei...fixe...vai servir de protecção...isto tudo enquanto a outra cochilava no meu ombro direito e o meu gajo estava atrelado à minha mão esquerda...e aconteceu... aconteceu uma das coisas que anteriormente não tinha passado de imaginação.
Um gajo que devia ter os seus 16 anos, que já ia tocado, começa a implicar/reagir (não vi como começou porque estava embrenhada nos meus pensamentos) com um grupo de brasileiros (que estavam a fumar erva) que também estavam encostados à parede e começam no empurra, no encontrão, na discussão...e eu no meio...de olhos arregalados a tremer que nem varas verdes...e pregada ao chão...
O meu protector (o chinoca) desapareceu num ápice, a rapariga acordou e desopilou, o meu gajo a puxar-me ainda mais para ele... e eu...cheia de adrenalina mas pregada ao chão a ver o rapazola a esbracejar e os outros a responderem (murros, pontapés, puxões). De repente fez-se um clik...[com o som de uma garrafa a partir-se e como nem a vi voar nem nada (e afinal, segundo o meu gajo, parece que nem voou) pensei que estivesse tão "cega" que era hora de tomar uma atitude não fosse começar a haver naifadas de vidro] e depois de um puxão bem dado pelo gajo sou eu que o puxo atrás de mim e lá me consegui safar também (a custo porque a multidão fluiu toda para um lado e eu ia pela bordinha encostada à briga) daquela cena.
Bom não há dúvida que foi uma entrada diferente mas será um mau agouro? Será que este ano vai ser replecto de brigas, discussões e encontrões, naifadas, navalhadas e tiros?
Ou que pelo contrário...O agouro será de muita adrenalina e de resultados airosos (afinal saí de lá ilesa ;)).

Bom ano 2007.

Ps:Quando caminhava de volta para carro passaram umas quatro ambulâncias do INEM...saímos de lá a tempo! Quando cheguei ao carro já a minha irmã e cunhado lá estavam sãos e salvos mas ao que parece quando eles foram arrastados/transportados os bolsos eclair dos casacos foram todos abertos... por sorte e como convém nestas ocasiões... iam vazios ;). Leva-me a concluir que o primeiro arrasto foi deliberadamente provocado...para o assalto.


9 comentários:

  1. nada como estar em casa ,longe de apertos!....
    so pra refrir nesta ocasiao que este comentario e´posto pelo visitante numero 2000! qual e´o premio?

    ResponderEliminar
  2. Por estas e por outros é que passei o ano no meu sofá. Lá ao menos não há confusões... A maioria das vezes pelo menos e não envolve facas.

    ResponderEliminar
  3. Acabou de me ocorrer uma coisa. Já não tens desculpa para não ires comigo ao próximo concerto de Rammstein.
    Hehehehe, estou tão contente.

    ResponderEliminar
  4. Parafraseando ZCR, "nada como estar em casa"! E tal como no sofá da Miss Precious, no meu também não há confusões... excepto quando refilo com o felix domesticus pela pose da manta!
    Já agora… o que não a deixava ver o palco era uma FACHA ou uma FAIXA?... :-)

    ResponderEliminar
  5. ZCR: hummm....prémio? Nada melhor do que ler este blog e quem sabe recomendá-lo aos amigos...ou isto...ou uma...jantarada...qual preferes?

    Miss:O sofá, qd confortável, é do melhor que uma mulher pode ter...afinal deita-se em cima dele e sente-se quentinha entre os seus "braços" sentindo-se confortada, pode levar quem quiser para cima dele que ele nunca reclama, pode levar com os pés que está sempre ali na mesma posição e nem se queixa do chulé...tem alguns senões mas nada que não se contorne...com o barulho de alguns aparelhos "domésticos".
    Quanto aos Rammstein, lá terá que ser agora sei que sou uma sobrevivente...além disso tou cheia de curiosidade para os ver ao vivo...
    Tiazoca:O felix é o gato preto? Os gatos são muito senhores do sofá mas são muito bons para aquecer os pés,LOL. Quanto à facha por acaso eu já tinha emendado ontem essa palavra mas, confesso, que tinha posto faxa e já fui emendar para faixa (raios partam essa fita grande que ainda me tá a dar trabalho...LOL) de toda a maneira agradeço que me vá corrigindo sempre que der por erros que eu não gostaria de estar a dar maus exemplos à juventude que por aqui possa passar.

    ResponderEliminar
  6. K, vou imprimir isto para usar como prova no caso de os gajos virem dar concerto e alguém se decidir cortar...

    ResponderEliminar
  7. No meu caso, o “felix” é cinzento. E na minha opinião, os gatos são criaturas fantásticas!
    Quanto à “faxa”… tanto uma FAIXA como uma FACHA incomodam! :-)
    Se a demoiselle não se importar, irei corrigi-la sempre achar pertinente, mas não quero de todo ser a sua Edite Estrela, tá?

    ResponderEliminar
  8. Desculpa mas não resisti... ó K, SENÕES???

    ResponderEliminar
  9. Já lhe tinha dito, T, você é má como as cobras...
    K, trama-a e pede-lhe para ela ser tua revisora de texto...

    ResponderEliminar