Jvntdxx prddxxx


Eu traduzo: "Juventudes perdidas!"... ou também se poderia ler "Uma juventude que se está a perder" ou, pura e simplesmente "APRENDAM A ESCREVER PORRA!!!!". Cada vez mais, e dado o adiantado da minha idade, fico perplexa com a Juventude de hoje em dia. Não que eu não me sinta uma pessoa jovem, bem pelo contrário, quem me conheça nunca diria que eu tenho 43 anos (quer física quer mentalmente)... mas isto há coisas do diabo... e eu penso que esta nova juventude (os putos de agora como se diz em vulgo calão) estão, de facto, muito à frente (ou não...). Se eu pensava que usava muitas abreviaturas no meu tempo (aquelas coisas normais do: q, p, qdo, qt, tpo etc...) esta nova geração conseguiu recriar uma linguagem inteiramente nova muito semelhante às matrículas das viaturas automóveis (onde, por exemplo em Espanha, a localidade do carro não possui vogais) e em muito semelhante à nova linguagem descrita nesse grande livro "1984" do Orwell (de onde vem o Big Brother). Passo a explicar: Neste livro o autor explica que com a diminuição da linguagem, diminuição crescente de vocábulos e entrada sistemática de sentidos opostos (por exemplo, o Ministério que regula a guerra é denominado de Ministério da Paz!) há uma consequente diminuição do pensamento em si (sem conceitos para pensar a realidade a própria realidade acaba por ser alterada por falta de conceitos para a definir). E é isto exactamente que eu penso se estar a passar com uma grande parte da juventude hoje em dia! Desde quando é que na oralidade em vez de uma pessoa se rir (mandar mesmo uma gargalhada sonante) diz LOL?????? Uma coisa é estar no messenger e escrever LOL outra coisa é dizê-lo oralmente! Devo admitir que quando isto sucedeu à minha frente (e eu juro por tudo o que há de mais sagrado...) que fiquei de queixos caídos! E no que toca à escrita a coisa descamba mesmo para o rídiculo! Para além da quase total falta de vogais (que cada vez mais me parece ser proporcional à falta de neurónios) a substituição dos 's' pelos 'xx' se não é enervante é no mínimo ridículo! Alguém me explica qual é a diferença entre entre escrever 'ms' ou 'mx' (mas), entre escrever ' às vezes' e 'axx vzx'??? É que caso ninguém tenha explicado as estas Kriaturas (sim porque é muito mais fácil escrever um k do que um c, as abreviaturas têm o intuito de facilitar, se não facilita porque se escrevem o mesmo número de letras para quê substituir um 's' por 'x', ou substituir o 'q' pelo 'k'??? E agora é moda não colocar acentos??? Como é que eles distinguem um 'e' de um 'é'?? Eu tento encontrar explicações para estas novas formas de linguagem... mas admito que não consigo e não me parece que vá alguma vez conseguir! Entretanto, eu que não sou grande barra nesta linguagem vou deixar aqui um dos meus desejos para 2007: xpr k o ppl td aprd axx xcvr p k oxx nrnxx n mrrm k fta duxxo Perceberam?? Pois... my point exactly!!! E o mais lindo disto tudo é que o Orwell em 1948 (quando o livro foi editado) conseguiu captar tudo isto... Realmente a linguagem (ou a falta dela) consegue mesmo restringir o pensamento! (ou será que é a falta de pensamento que acaba por restringir a linguagem???)... ... há coisas mesmo fantásticas, não há?

4 comentários:

  1. Semi, estás muito bem conservada para a idade que tens... ;)

    ResponderEliminar
  2. Cara SD, ¡tiene Usted toda la razón!
    Isto é o chamado “círculo infinito”: já os nossos pais diziam que não entendiam a nossa linguagem, agora é a nossa vez...
    Mas a GRANDE diferença é que nós sabíamos (e sabemos!) escrever, enquanto estas CRIATURAS não sabem. E é notório o baixo nível intelectual da juventude actual. Basta ver os chamados concursos de cultura geral, é de chorar a rir com tanta ignorância!

    ResponderEliminar
  3. sou uma adolescente e so tentada a concordar n tenho mesmo hipótese...existe realmente uma rápida adptação a tudo aquilo q achamos vir simplificar o nosso dia-a-dia, n só optam pa poupar o tal tempo como tambem pa disfarçar as barreiras linguísticas q têm, o facto de grande parte ter dificuldades na escrita faz com q optem por isto e assim tudo passa despercebidos e assim nem são burros e acabam por ser fashions...é o cérebro!...fiquem alerta pode ser q como adultas possam contribuir para a diminuição do contagio desta 'pandemia'...

    continuem atentas ao mundo...

    ResponderEliminar
  4. Ai credo....há realmente coisas fantásticas! Olha eu já me deparei com o caso de um puto me dizer por MSN "B fds" e eu fiquei perpelexa a olha para aquilo...pensei que me estivesse a dizer "boas fodas" afinal...e gosto de pensar que sim...era a desejar bom fim de semana. Quanto ao LOL havia de ter sido dito na minha presença é que puxava pelos galardões da minha garganta e havia de levar com uma gargalhada daquelas que até arrepiam.Só para mostrar como se ri a bom rir.

    ResponderEliminar