O Pós 25 de Abril


A Kruella desafiou-me e aqui vai a resposta:

O pós 25 de Abril foi (ou deve ter sido) inicialmente um rubro de emoções, um desabrochar de esperanças julgadas já perdidas, um erguer da cabeça colectivo, um levantar os olhos ao céu com todas as ambições renovadas. O pós 25de Abril foi (ou deve ter sido) um convite à festa de rua, à festa dentro de casa, à festa entre amigos e camaradas, entre conhecidos e desconhecidos. O pós 25 de Abril foi (sem dúvida) o culminar de certezas, o culminar de liberdades, o culminar do fim do totalitarismo.

O pós 25 de Abril foi (ou deveria ter sido) a perpetuação de tudo isto ao longo dos tempos... mas não foi...

Hoje, passados 33 anos do 25 de Abril (mais o dia 26 e o dia 27) deparo-me com a triste realidade que não houve muita coisa que mudou... a ditadura continua, mas disfarçada. Continuamos sob um totalitarismo... o totalitarismo do marido que acha que tudo pode sobre a mulher, o totalitarismo do patrão que julga que tudo pode sobre o empregado, do totalitarismo disfarçado com sarcasmos e sorrisos amarelos.
Hoje passados tantos anos a liberdade acabou por ser uma faca de dois gumes, por um lado diz-se tudo o que se quer mas de uma forma totalmente estúpida. Grita-se, berra-se, perde-se a razão e continua-se a insistir nela, falam-se as maiores atrocidades, dizem-se os maiores disparates, exige-se para cada um o que não é permitido aos outros. E por outro lado há palavras que continuam a não ser ouvidas, há teorias que continuam a não serem faladas, há notícias que continuam a não ser transmitidas e outras (as que não interessam a ninguém) que nos levam à loucura pela excessiva repetição.
Manobras de diversão no seio político que nos tentam levar a todos, como a um grande rebanho, a pensar o mesmo, a sentir o mesmo... a não pensar a não sentir.
Hoje, passados 33 anos do 25 de Abril (mais o dia 26 e o dia 27) percebo a desilusão daqueles que ergueram os seus braços e fizeram ouvir as suas vozes para um amanhã melhor.

A mim apetece-me erguer os braços, apetece-me fazer ouvir a minha voz... mas deixo-me cair no sofá com o cansaço no silêncio atropelado da minha voz e em cima dos meus braços moles...

13 comentários:

  1. E quantos ficaram pelo caminho sem poder provar esse sabor doce da liberdade? Ou os que ficaram como disseste e notam que ficou tudo "quase na mesma"?
    Temos sorte de viver nesta altura? Podemos melhorar alguma coisa?
    Como diriam os Da Weasel:
    Vamos fazer a puta da revolução.............mas só se o Benfica não jogar no Domingo! Peace!

    ResponderEliminar
  2. Como joga... adiamos por mais uns dias...

    ResponderEliminar
  3. É assim...nós só temos o que merecemos...

    ResponderEliminar
  4. Sandrine
    Que texto Mulher, até me vieram as lágrimas aos olhos. Tão lúcido
    Tens tanta, tanta razão que não me fica mais nada a acrescentar
    Beijos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Avante camarada..avante camarada.junta a tua e a nossa voz....avante camarada...lá...lá ..lá

    o SCP...Vai fazer a puta da revolução...domingo..3-1

    ResponderEliminar
  6. Epa eu venho aqui, mas nao sou do contra...apenas nao concordo!

    Ja dizia Fernando Pessoa, "Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce!"

    E é verdade...mais revoluçoes?? só se for contra o sedentarismo que se apodera alucinantemente sobre esta sociedade! É verdade as pessoas uniram-se, lutaram, convictos dos seus ideiais deram as mãos e revoltaram-se contra a sufocação que cada vez mais os impedia de crescer!
    Portugal é GRANDE! e digo.o com um orgulho enorme! Eu pergunto:
    Quem é que deu a conhecer o mundo ao mundo!
    NOS!!
    Quem é que na Peninsula Iberica deu o primeiro passo para a liberdade??
    NOS.

    O povo, Portugal, muniu-se daquilo que em proporção à distância que lhe era criada entre o mundo se tornasse na arma mais poderossa para dizer que queria pertencer ao mundo!

    Hoje estamos no seculo XXI, dizemos que tudo está mal, mas, coitadinhos que somos, nada fazemos pa melhorar! Desleixamo-nos e reconfortamo-nos com essa condição.
    Não temos a capacidade de dizer isto: está mal! Não temos a autonomia para fazer melhor!

    O mundo se quer avançar tem que ter como objectivo dar um passo em frente!

    Apesar de tudo gostei do texto, muito, principalmente do primeiro parágrafo! E adoro este blog, venho cá todas as semanas...continuem a escrever .. e muito!

    ResponderEliminar
  7. adolescente_a vez da semana que comentares
    avisa-me sff.....please...
    é que para adolescente falas para caramba
    deu-me a sensação que viveste essa revolução?
    ou estou enganado?

    ass:graúdo

    ResponderEliminar
  8. nao...e sou msm..tento é ter uma percepçao da realidade!

    la esta, todos os Graúdos pensam q nos somos uns ignorantes q so ligamos a roupas, marcas, tenis, pensam q só gastamos dinheiro aos pais e blabla (wiskas saqetas!)..novidade: NOS TEMOS CEREBRO!!!!!
    pois é...nem tudo esta standartizado!

    (detalhe: em braga dia 2 de maio vai haver um fórum de debates de ideias! eu vou la estar! enumeras escolas vao la estar!...a debater o mundo!)

    pode parecer mentira, ate aceito a desconfiança...mas sou um rebento q veio ao mundo em 92!

    ResponderEliminar
  9. PP: não vai nada!!!!!!!!!
    Beeeeeeeenfica!!!!!!!!!!1

    ResponderEliminar
  10. ó chapas o PP é ciganito pá deixa-o pensar que vai ganhar...Juizo, que vai estar em minoria nos petiscos...ai ai...tou ctg e não abro
    Bennnnffiiiicaaaa!

    ResponderEliminar
  11. Encho os pulmões de ar e grito.

    SPOOOOOOOOOORTING!
    é o q me vai na alma e petiscar contra 7 não é não foi nem nunca será justo, mas prontossssss.

    bico calado foi o q foi.

    tadinhos....

    ResponderEliminar
  12. Adolescente: Obrigada por vires ao blog e por expressares a tua opinião. Só há uma coisa que eu não percebo... o que é que não concordas exactamente? A bem da verdade dizes, por outras palavras, o que eu disse. Não fiz uma 'ode' a Portugal (embora isso não faça de mim uma pessoa menos orgulhos da história do seu país) mas acabamos por concordar que ainda há muito a fazer e que o primeiro passo é de facto contra o sedentarismo, contra o 'acomodar-se', contra o 'deixar andar'... uma revolução implica isso mesmo, uma acção!! Portanto continuo sem perceber no que é que não concordas!!! Fico à espera que a tua liberdade de expressão se liberte e se expresse! ;)

    ResponderEliminar