Profissões do mundo


Tenho um trabalho de grande importância para o País em geral e para o mundo em particular - ou o contrário não sei, nunca fui muito bom em ordens de grandeza, aliás nem em ordem nem em grandezas.
Um trabalho excepcional: sou um polícia que é inspector que faz socorrismo ao apagar os fogos resultantes dos danos irreparáveis nas colunas vertebrais das pessoas. Pensando bem, devo ser médico!
Os meus pacientes são, deste modo, invertebrados mas são uns borrachos. Não têm penas portanto... e por muito que eles não tenham penas também não há quem tenha pena deles. Não é um sentimento bonito de se ter por alguém, mas depois dos fogos que lhes assolam a rigidez da posição erecta este é o único sentimento que se pode ter por estes infractores.
Infractores porque praticam crimes contra a humanidade. Sou polícia portanto!
A sua maleabilidade dorsal assim o determina. Queimam a reputação dos outros como se de um cigarro se tratasse. Agem como se fossem os únicos seres ao cimo da terra e sem consideração por mais ninguém. Ando atrás destes gatunos que roubam (ou tentam roubar) deste modo a dignidade e a verticalidade dos outros.
Torno-me inspector! E ando a deambular pelas ruelas do bom senso e da boa educação em busca de colunas vertebrais que desapareceram misteriosamente!
Acabo por encontrar vértebras partidas espalhadas pelas ruas... já não se sabe de quem são, queimam ao sabor da brisa da ignorância e da falsidade. São puzzles sem solução.
Sou socorrista afinal!
Tento socorrer aqueles a quem foi roubada a sua coluna e devolver-lhes a sua verticalidade. Ando, mais uma vez, pelas ruas a tentar encontrar esses rostos que encaram o chão numa tristeza mórbida... não conseguem olhar para cima... ficaram invertebrados.
Torno-me invertebrado!
Descubro que também a mim me roubaram a coluna, que também me a queimaram...

Torno-me pessoa! Descubro que quem a tem nunca a perde e que por muito que nos a tentem roubar, partir, queimar nunca deixaremos de a ter! Mantemo-nos em pé sem dobrar, com uma coluna vertebral que mete inveja a quem já só consegue ser um invertebrado!

3 comentários:

  1. Nos vertebrados como em todas as classes
    dos seres vivos, a coluna faz parte de alguns, agora o que está no topo da coluna
    (massa encefálica) nem todos conseguem ter, por isso eu digo, ao homem ter coluna vertebral todos a tem, resta saber é a sua verticalidade.
    ao olhar-mos a coluna de um corcunda niguém diz o que vai no seu cérebro.
    Conclusão sou obrigado a chamar aos actos estúpidos e prepotentes INVERTEBRADOS será.
    :)

    ResponderEliminar
  2. Exactamente meu caro PP, exactamente :)

    ResponderEliminar