Livros da minha vida


Estou à coca sim, Alexodis por isso cá vai :p

Os livros que guardo na memória e logo que tiveram alguma importância na minha vida, quiça na minha maneira de pensar, foram os seguintes:

- Livro aos quadradinhos: A mónica, o cascão, o cebolinha, o tio patinhas, o pato Donald, a Minie, o Mickey, o pateta, o Pluto, a winie, os sobrinhos entre outros introduziram-me no mundo da leitura, dos sons escritos, da distinção entre um pensamento e uma fala, da atenção aos movimentos desenhados e das...grunhidelas!

- Os Maias, de Eça de queiroz. Foi o primeiro livro grosso que li de uma ponta a outra com muito gosto e entusiasmo. Os dois irmãos que truca truca...tragédia bem a gosto do Eça. Li mais tarde todos os outros que ele publicou e...era mais do mesmo só variava nos nomes das personagens. Eu acho que ele se excitava com certas prevericações!

- Agatha Christie. Ena pá o que aquela mulher se fartou de envenenar e às vezes uma facadita. Foi com ela que me iniciei e fiquei viciada nos romances policiais. Claro que a destacar as minhas duas personagens favoritas: Hercule poirot, homem com cabeça de ovo e Miss Marple, mulher idosa e reumática. A Acrescentar que quando se lêem 80 romances dela, ali perto dos 10 já começa a ser fácil de advinhar quem é o bandido...ainda hoje este tipo de "dedução" serve para eu detectar num filme quem é o mau da história.

- 1984, (Nineteen Eighty-Four) é o título de um romance escrito por Eric Arthur Blair sob o pseudónimo de George Orwell. Epá...não acho assim tão parecido com o Big brother uma vez que para além das câmaras nada mais tinha em comum. Ainda se comunicavam com tubos de ar e segundo me lembro a personagem principal era um bocadinho apagadito. É como diz o outro "quem tem cú..." e digamos que o homem de vez em quando sentava-se!!!

- José Rodrigo dos Santos/ Dan Brown.
O primeiro marcou-me pela negativa. A "filha do Capitão" é demasiado descritvo a história não é apelativa por causa do final. Embora o sr. até tenha posto um final real mas o que os romances têm de bom é que podem ser romanceados.
O segundo marcou-me pela positiva. Também igualmente descritivo mas com a acção sempre a decorrer. Eu gosto de acção...e de romance...e de truca truca...o que me leva à autora seguinte!

- Amanda Quick. Erostismo e aventura é com esta senhora que gosta de personagens femininas ruivas extrovertidas e depersonagens masculinos musculosos introvertidos e possantes e depois...truca truca!

- Bernardo Cornwell é, actualmente, um dos melhores escritores de todos os tempos. Baseado em lendas da Inglaterra ou sobre Ingleses conta histórias ficticias de emocionantes aventuras. Tem uma perdilecção por personagens que sendo homens normais fazem actos heóicos quase por acidente.

- Juliet Mariiliener/Robert Ludlum. São bons para se ler com um intervalo de 6 meses a um ano.

- Filipe Faria. Numa mistura de JRR Tolkien e de Bernard Cornwell foi a melhor revelação contemporanea no nosso país! Pena que os livros sejam sempre a continuação uns dos outros porque assim temos que esperar pacientemente pelo próximo.

2 comentários:

  1. È bom que leias senão.....não há livros pa ninguém, e olha que tou a fazer uma recolha bacana paras minhas clientes de leitura...

    :)

    ResponderEliminar
  2. ena! uma sopa de letras bem ecléctica - e até um pouquinho surpreendente! :)

    no universo das bd eu gramava à brava a turma da Mónica, Pelezinho, Cascão e afins - isso desde que comecei a achar que em todo o universo dos quadrinhos disney não havia mais do que meia dúzia de enredos diferentes;

    os Maias foram-me forçados a funil, o meu espírito de adolescente "rebelde" recusou-se a saborea-los. acho que está na hora de os revisitar;

    a Ágata fez muitas vezes o seu caminho até à cabeça da minha fila de leitura... apenas para ser sistematicamente ultrapassada na curva por qualquer coisa que saía na Colecção Nebula. ainda está na fila!

    o Orwell chegou-me por duas vezes: a primeira com o Triunfo dos Porcos (o primeiro livro que li de uma ponta a outra em inglês) e depois com 1984. epa, esse bateu mesmo, assim tipo... ya!

    os restantes, lamento, nunca desbundei... mas tu andas a aguçar-me o apetite para o Cornwell, ah isso andas!

    ResponderEliminar