Construções!


Todos desde bem cedo, por uma razão ou outra, começamos a construir muros, muralhas, paredes como quiserem...adequado a cada caso.
Somos pedreiros na vida.
Abrimos socalcos, pregamos as estacas e começamos a construir os alicerces. Cada um tem o seu próprio estilo de fazer a massa e manejar a colher. Já o assentamento dos tijolos só varia entre o torto e o direito porque, no fundo, é para pôr uns em cima dos outros. Há quem consiga fazer curvas e arcos, colunas e arcadas mas o resultado é a construção em si e o uso que se pretende dela.
Levamos uma vida inteira como pedreiros. E há quem consiga ter uma construção sólida para toda a vida...ter um ponto de partida, um porto de chegada e um refúgio para os ventos fortes!
E os outros?!?!?
Os que são abanados, sacudidos, abalados, repelidos, enxotados, expulsos, excitados, espevitados?
Quando se quebram esses muros, quando as muralhas vêm abaixo, quando se desmorona as paredes...como e onde se agarram?!?!? Encostam-se à parede?!?!Refugiam-se noutros sítios?!?!?Levantam mais uma vez, em cima dos escombros, as suas paredes?!?!?! Procuram outra base para pregar as estacas?!?!?
QUÊ????


7 comentários:

  1. E lá vamos nós construindo algo, e lá vamos nós, pedra a pedra, crescendo, evoluindo! Pensamos sempre q temos fundações capazes de aguentar um cem numero de abanões e acontecimentos… vamos construindo… e chegamos a um ponto em q até achamos que atingimos uma altitude agradável… afinal de contas, o horizonte q alcançamos desta nossa construção ate é bem agradável…
    Por vezes esquecemos até que a construção... é um acto contínuo e inacabado. Dia a dia vamos construindo, vamos erguendo novas “pedras”… e à medida q vamos continuando a construir… uma ou outra pedra vai sempre caindo… no entanto, com maior ou menor dificuldade, continuamos a construir… e esquecemos um pouco as “coisas” q se foram desmoronando.
    Mas… um dia chega, em q aquele horizonte q se detinha deixa de existir! Algo surge… com maior ou menor surpresa… algo mt forte surge… e acaba por fazer ruir muito do q fomos construindo… e é nesse momento… no momento da queda, q vamos vendo alguns buracos na nossa “construção”… e qd a queda é total… vamos tb presenciar que os despojos não são recentes… há ali pelo chão muitas pedras… repletas de pó, de ervas… sedimentadas e amarguradas pelo erosão do tempo…
    Depois… bem depois tudo fica mais difícil. Queremos ter força para voltar a construir algo… mas as peças antigas vão dificultando a nova construção… vamos escolhendo criteriosamente pedras antigas para fortalecer a nossa muralha… esquecendo q essas pedras q estiveram coladas a outras pedras, levam tb consigo «coisas» que não queremos ter presentes...
    E lá vamos nós erguendo novamente a nossa casa… querendo esquecer a casa antiga…

    ResponderEliminar
  2. Nem sei que dizer...seremos sempre pedreiros na vida?

    ResponderEliminar
  3. isso é muito tempo...não quero mais...já não tenho força nos braços para erguer tanta pedra...vou deixar-me ficar caída, deitada no chão a olhar para o céu...pode ser que veja mais para além...de estrelas...quem sabe uma não desce e me leva embalada na luz...era bem!

    ResponderEliminar
  4. «nao tenho força para ter energia para acender um cigarro»... já dizia o «outro»!

    Há dias assim... em q nao sentimos forças para nada... nem para as rotinas mais inconscientes!

    É sempre uma hipotese, uma alternativa ficar deitada no chao e ver unicamente as nuvens a passar... e a desenhar nessas nuvens... os castelos... as "construçoes" q desejariamos assumir!

    Como se falou a uns dias... caminhar de olhar preso ao chao... levar-nos-á sempre a tropeçar... seja nas pedras caidas, seja nos nossos proprios pés... teremos sempre q levantar o olhar...vislumbrar um novo horizonte! Aqui acontece o mesmo... podes ate ficar no chao... nao querer construir nada mais... mas, vais ficar para sempre refém e rodeada das pedras caidas q tanta sombra vao criar!

    Podes neste momento achar q nao queres construir mais nada... mas entre o tentar de novo e viver lado a lado com as recordações de um passado menos agradavel não te levará mais longe.

    Tenta... sê tu mesma... e tenta... mesmo q para tal, tenhas q deixar escapar varias vezes a «estação» pretendida! Afinal... alamedas existem em todas as estações... sejam elas mais ou menos longas... mais ou menos estreitas... mas existem...

    Vá... dá uma chance a ti... acho q tu mereces!

    ResponderEliminar
  5. Eu aqui com este latim todo e... népias de desenvolvimento.. tá mal... acho mal... tá mesmo mal...

    Mas pronto... às tantas... mais vale falar sobre... almas gemeas! éh!

    ResponderEliminar
  6. O latim nunca é desperdiçado...pode não haver resposta mas é sempre lido 2 a 3 vezes para se interiorizar o que pretendes transmitir.

    E...será assim uma coisa tão diferente? passar de contruções para almas gémeas? Ora ve lá tu bem...se uma coisa não poderá implicar a outra...

    Apesar de ter sido um acaso (ter começado a ler este livro) há uma correlação...digo eu!
    ;)

    ResponderEliminar