FELIZ DIA DAS BRUXAS


Bruxinhas e Bruxinhos, hoje é o vosso dia.
Eis uma festa que me diz muito e infelizmente não é celebrada à séria no nosso Portugalito. Haverá melhor que andar mascarado a pregar sustos às pessoas, à cata de guloseimas?
Para os velhos do Restelo que defendem que isto é uma americanice, mais uma coisa para gastar dinheiro e que não tem nada a ver com a nossa tradição, digo-vos que estão enganados, pelo menos em parte.
O argumento de gastar dinheiro até poderá estar certo, mas como dizia um certo economista cujo nome agora me escapa, não há almoços grátis, por isso, nada sendo à borla hoje em dia, porque haveria isto de ser?
Está certo que os americanos lhe deram a forma actual e criaram este hábito, mas a ocasião é antiga e celebrada de uma maneira ou outra em quase todas as culturas ocidentais.
Para aqueles que estão a abanar a cabeça, insistindo que nada tem a ver connosco, pergunto: que dia se celebra amanhã e qual é a nossa tradição? Pois é… Amanhã é o Dia de Todos os Santos e em Portugal há o costume de visitar os cemitérios e enfeitar as campas. Que ligação tem com o dia das bruxas? A morte. Sim, os putos podem mascarar-se do que quiserem, mas preferem sempre criaturas macabras como fantasmas, vampiros e bruxas.
E porque é que celebramos o Dia de Todos os Santos a 1 de Novembro? Devido a um hábito da Igreja Católica de se apropriar de todas as festas pagãs, atribuindo-lhes um significado católico, de modo a não privar o pessoal das festanças (A povo dai pão e circo, já se dizia em Roma antiga e com toda a razão). No caso é o Samhain, festa pagã que marca o fim do Verão e a “morte” de Deus, que depois ressuscita na Primavera. Antigamente, acendiam-se umas fogueiras e dançava-se à volta. Havia quem usasse pouca roupa ao fazê-lo ou quem fizesse outras coisas, além de dançar… Para quem queira honrar a tradição, e ainda há quem o faça no Reino Unido, aconselho a não fazer isto ao relento e sem roupa, senão ainda se constipam. Mas deixo ao vosso critério, uma vez que cada um festeja como quer e pode…
Noutras culturas, diz-se que é a noite onde os espíritos e demónios andam à solta. Também se celebra às vezes noutra data, 30 de Abril, em honra de um Santo com um nome macaco, Walpurgis. Polémicas à parte, para mim não há inconveniente em espíritos, demónios, bruxas e afins andarem a laurear a pevide duas vezes por ano. Enfim, nunca se poderá dizer que os gajos saem muito…
Claro que, no bom espírito português e católico em geral, a nossa “festa” tinha de ser melancólica, sofredora e deprimente, ao contrário da contraparte anglo-saxónica. Deus nos livre de nos divertirmos um bocado, senão ainda vamos parar ao inferno. Claro que para mim, isto é muito relativo, porque sendo advogada, já vou automaticamente para o inferno (mas para um círculo superior aos jornalistas, vendedores de carros e afins).
Isto ficou um bocado mais educativo do que o pretendido, mas têm de concordar que é simpático aprender qualquer coisa nova de vez em quando.
Sendo esta a última festa antes do Natalito, para mim evento bem mais deprimente e triste que este, toca a festejá-lo, nem que seja discretamente.
Bruxinhas e Bruxinhos, bom dia das bruxas, Happy Halloween e não façam nada que eu não fizesse… (não, por acaso dançar nua à volta de uma fogueira não está nos planos de hoje, contento-me em ver os filmes de terror que dêem na televisão).

PS: Se a tradição for o que era, dá no TCM o “Por favor não me mordam no pescoço” do Roman Polanski. É terror com comédia, muito giro e a não perder se ainda não tiverem visto.
PPS: Talvez haja esperança que o conceito pegue por cá, já que hoje vi na rua uma criancinha vestida de bruxa. Não, não é da minha família e não tive nada a ver com isso… Eu lá era capaz de coagir alguém dessa maneira…

3 comentários:

  1. Ai, como me sinto esvoaçante hoje! E como de manhã ouve greve do Metro, tive mesmo que recorrer à vassoura para chegar a horas decentes ao trabalho! Sim, vassoura… eu tenho também um aspirador, mas confesso que sou um pouco conservadora no que respeita ao meio de transporte! Ah, não acreditam que sou uma BRUXA??? Hum, se vocês são como os meus “hermanos” que NO CREEN EN BRUJAS, digo-vos QUE LAS HAY, LAS HAY… E deixo-vos estas pistas: tenho 2 vassouras, 1 aspirador, 1 gato cinzento (quase preto!) e tenho mau-feitio! OK, não tenho nenhuma verruga nem falta de dentes… mas essa ideia das bruxas feias é só para enganar… NÓS SOMOS MUITO GIRAS!!!

    Já agora, uma explicação EXTRA: HOLLOWEEN deriva da frase ALL HALLOW’S EVE, ou seja Véspera do Dia de Todos os Santos! Daaa… E mais uma coisa: porque é que o dia 2 de Novembro também não é feriado??? Afinal é o Dia dos Fiéis Defuntos, ou Dia dos Finados, ou Dia dos Mortos – é à escolha! Caramba, somos mesmo tétricos…

    ResponderEliminar
  2. Miss Precious!

    Adorei o texto. Quanto ao filme do Polanski é uma excelente referência para quem goste de vampiros e de muitas gargalhadas. :-D

    Volterei mais vezes. Fiquei fã. ;-)


    ***

    ResponderEliminar
  3. muito bom........
    adorei.......
    *palmas*
    podem me achar estranha mais se tem algo que gosto de ouvir falar é de vampiros..
    eu adoro....
    parabens pelo texto.......

    ResponderEliminar