Reclamação...à Planeta Editora


Aqui fica, à falta de melhor, a minha última reclamação! Sim, tenho o "dom" adquirido de ser chata a quem me chateia mesmo que indirectamente!

'Sou fã do autor Bernard Cornwell. Como tal sigo a colecção que a Planeta Editora edita, traduzida, deste autor e tenho sempre o último livro editado. Cada livro custa à volta de 19 euros mas sendo fã...faço esse esforço. Assim sendo, além de todos os outros livros deste autor, sigo atentamente as aventuras de Sharpe. O último que comprei foi precisamente “Sharpe e o Cerco de Badajoz” e lamento informá-los mas foi o pior livro que já alguma vez li editado por alguma editora. Não é o livro em si. Não é a história em si que ao jeito de B. Cornwell continua a ser interessante mas foram os erros crassos e abismais que o livro contém do princípio ao fim, que me levaram a emitir tal opinião. Já tinha reparado que os livros tinham um ou outro erro (os anteriores) mas este ultrapassa o limite do aceitável. Este livro deve ter no mínimo uns 200 erros, entre ortografia, pontos e virgulas que não se deviam colocar, palavras em falta, uma ou outra frase cujo sentido não se percebe e uma ou outra palavra mal traduzida. Não que eu seja perita em ortografia e por essa razão é que me saltou à vista tamanha deficiência, porque consigo imaginar que uma pessoa que seja letrada nesses assuntos apanhará o choque da sua vida literária! O cliente quando lê gosta de ter prazer em fazê-lo de uma forma correcta não só porque paga por todo um serviço que passa pela tradução e revisão como também porque aprende sempre novas formas de ler. Esse é o vosso papel: “ensinar” pela leitura.
No entanto, nem tudo estará perdido (no futuro) uma vez que estou disposta a disponibilizar algum do meu tempo para fazer uma última revisão a este autor em troca evidentemente do livro (revisto)!


Grata pela atenção dispensada!

Com os meus melhores cumprimentos, '

P.S: Sim, já sei Lino Centelha que vais detectar erros neste texto...mas este a tê-los já seguiu...mesmo assim para a editora. Podes assinalá-los (nos coments deste Blog, ó faz favor) porque assim na próxima reclamação já não os repetirei ;)

2 comentários:

  1. pois...o portugues ta mau...

    ResponderEliminar
  2. Maguih: o pior de tudo é que eu já cometo muitos erros...se começar a lê-los em fontes que supostamente deviam ser competentes nesse campo, o cérebro regista e cometo cada vez mais.

    ResponderEliminar