Ciganos


Os ciganos sempre foram, ao longo dos tempos, um género de vida muito à parte. Vistos pela sociedade como rufias, malandros e “mafiosos” sempre conseguiram, a meu ver, impor a sua “vontade” de serem livres! A primeira ideia que tenho de cigano é, na mulher, a leitura de mãos e no homem a navalha em riste. A compor o ramalhete existem os burritos que carregam a tralha para a feira onde amontoam as peças de venda e berram aos sete ventos que ali o preço é bom. Os burritos foram substituídos por carros (na maior parte dos casos) e, diga-se de passagem, os ciganos começam a integrar-se na sociedade. Os tempos mudam e tal como as outras pessoas eles têm que se adaptar a essas mudanças. A ver o exemplo de Joaquin Cortés (bailarino espanhol de renome internacional) ou mesmo de Quaresma (o jogador do FCP).

Confesso que se tenho algum receio de me aproximar deles sem ser numa feira mas também me sinto fascinada por eles. No outro dia enquanto estava no hospital entrou um grupo de 5 ou 6. Claro que, como sempre, não respeitaram o método imposto para dar a entrada nas urgências…entraram duas mulheres com uma criança ao colo e exigiram serem atendidos…e foram…uma das senhoras (avó da criança) lá teve que sair para fazer a ficha do rapazola mas a outra (a mãe) entrou e foi atendida. Quando finalmente a criança e a mãe saíram foram recebidos pelos outros com muito carinho, alivio e alguma alegria. E foi isto que me impressionou…seja lá o que forem aos olhos das outras pessoas…eles são muito unidos entre eles e lá vão conseguindo levar adiante a sua forma de vida muito própria!

9 comentários:

  1. Minha amiga, devo dizer que partilho dessa fascinação pelo povo cigano... desde sempre que me fascinam! Mas e não querendo cair em erro tenho a dizer que nem o Joaquin Cortez nem o Quaresma são ciganos (embora este último pareça muito) mas quase que juro que não são!... ou serão???
    De qualquer maneira têm um modo de vida muito próprio e é de facto esse sentido de comunidade unida que, muitas das vezes, faz os demais os temerem. Mas como qualquer etnia que tenha sido perseguida na história esta característica é muitas vezes o que os salva e foi, sem dúvida, o que os salvou! Eu gosto deles! e tenho dito...

    ResponderEliminar
  2. Também sempre achei os ciganos fascinantes, pela sensação de liberdade que vida deles transmite.
    beijos

    ResponderEliminar
  3. Podes crer que são unidos, a minha cunhada trabalha no Hospital e conta- me que quando uma criança está para nascer, armam o circo ali todos até nascer e vir para casa, eles são primos, filhos , avós, cunhados, tios, enfim a familia toda.

    ResponderEliminar
  4. Para ajudar a esclarecer a sandrine em relação ao Cortez não sei, mas em relação ao Quaresma esse sim é cigano, porque o avô dele jogou nos BELENENSES certeza absoluta.
    Os ciganos fazem-me lembrar os Sportinguistas
    não são ladrões, mas somos unidos isso somos.

    LOL

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Sandrine:São ciganos sim...o Joaquin talvez mais que o Quaresma! Em relação ao Cortés, eu vi uma entrevista com ele e a mãe na TV, é cigano sim! Em entrevista à revista máxima ele diz:"sou um cigano de outra geração que já viajou pelo mundo inteiro, tenho outra visão do mundo e da vida."
    O Quaresma é cigano e angolano. Ao que parece os pais divorciaram-se quando ele tinha 5 anos e ele nunca seguiu a vida cigana mas tem familia cigana (pela parte do pai).Numa entrevista ao MAis futebol ele diz: "Sempre me trataram bem e tenho colegas que chamam «cigano ou ciganito», mas é no sentido carinhoso."

    Anamoris: É por aí sim. A sensação de liberdade e a alegria que põem nas suas festas

    Alfabeta: Eles parecem seguir a máxima dos Mosqueteiros: "Um por todos e todos por um"

    PP: Hummm...será que deverei passar-te a chamar...cigano? (ehehehe)

    ResponderEliminar
  7. ProntoSSSS pa.... desculpa a menina!!! Não pensei que fossem...

    Bora nessa kruella, a partir de agora começamos a tratar o leãozito por ciganitcho!!!! he he ;)

    ResponderEliminar
  8. Não é assim só nos hospitais, nos tribunais também. O TIC/DIAP tem quase sempre circo montado à porta.
    Não se podem queixar de falta de solidariedade familiar, essa é qaue é essa.

    ResponderEliminar